Fatos NerdNotícias

Conheça ‘O Que Ficou Para Trás’, filme que tem aterrorizado os assinantes da Netflix

0

O gênero terror tem se tornado cada vez mais popular com o passar dos anos. Embora inicialmente tenha sido marginalizado pela indústria, hoje é notável o alcance e influência que produções desse estilo têm sobre o público e sobre a crítica especializada – qualquer dúvida basta conferir longas como Corra! e Nós. Aliás, já que citamos os mais aclamados trabalhos de Jordan Peele, vale ressaltar o impacto que o cineasta ocasionou em Hollywood e na indústria audiovisual no geral. Graças à Peele, é cada vez mais comum encontrarmos filmes que usam o terror como forma de manifesto social. Assim, dentre as produções que abraçaram a ideia, podemos citar His House – ou O Que Ficou Para Trás – um longa da Netflix que tem deixado a audiência atônita.

Escrito e dirigido por Remi Weekes com base em uma história de Felicity Evans e Toby Venables, O Que Ficou Para Trás chegou à Netflix no dia 30 de outubro de 2020. Apesar de produções de terror já serem frequentemente encontradas na plataforma, nenhuma delas é tão aclamada quando His House, que realizou o grande feito de acumular 100% de aprovação entre os críticos do Rotten Tomatoes. Grande parte desse sucesso se deve ao fato do filme fazer jus ao movimento iniciado pelos trabalhos de Peele e utilizar o terror para chamar a atenção para uma temática social que precisa ser discutida, refugiados.

Segundo Emma Jones, da BBC, o longa britânico é resultado de uma extensa pesquisa por parte de Weekes no sistema de asilo oferecido pelos países europeus aos fugitivos de zonas de conflito. “Uma coisa se destacou. Durante o processo de asilo, você é forçado a um governo draconiano”, explicou o diretor. “Como um solicitante de asilo, você recebe acomodação, mas não tem permissão para sair. Você recebe uma pequena quantia de dinheiro, mas não pode trabalhar. Você tem pessoas que estão fugindo e precisam aceitar um acordo para uma nova casa. É uma recepção exaustiva”, pontuou ele.

“Quando tantos filmes de terror são focados na ideia de uma casa mal-assombrada, achei que seria uma forma interessante de contar uma história de terror. Quando você tem uma casa da qual não pode sair, ela se torna uma prisão”, concluiu Weekes. Ademais, de acordo com Sope Dirisu, co-protagonista da história, a experiência dos refugiados “é realmente uma história de terror”. Portanto, recontá-la utilizando o gênero pode fazer com que a mesma ressoe para um público mais amplo, ao invés de banalizá-la.

O Que Ficou Para Trás

O Que Ficou Para Trás apresenta o casal Rial (Wunmi Mosaku) e Bol (Sope Dirisu) fugindo de uma zona de conflito no sul do Sudão. Juntamente com sua filha, Nyagak (Malaika Abigaba), eles atravessam o mar em busca de asilo na Europa. Contudo, no meio do caminho, diversos migrantes acabaram perecendo e Nyagak também faleceu. Assombrados pela morte da criança, Rial e Bol conseguem asilo na Inglaterra. Contudo, eles são enviados para uma casa que, eventualmente, se mostra amaldiçoada.

Fonte: BBC
Imagens: Netflix

Medicamento para diabetes tipo 2 pode estar retardando o começo do Parkinson

Matéria anterior

Gim de formiga e vinho de cocô são servidos na nova exposição do museu Disgusting Food

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar