Conheça o segredo obscuro por trás da beleza das Ilhas Maldivas

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      06/11/14 às 19h00

Localizadas em meio ao Oceano Índico, ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, as Ilhas Maldivas consistem em um conjunto insular com águas cristalinas e paisagens paradisíacas. Acontece, no entanto, que tamanha beleza esconde um segredo nada bonito em suas redondezas, capaz de chocar e de envergonhar até mesmo quem nunca viajou por aqueles lados.

Isso porque, como você vai ver nas imagens, esse paraíso conta com uma ilha artificial feita inteiramente de lixo! Chamada de Thilafushi ou, simplesmente, Ilha Trash (palavra que, em português, quer dizer "lixo"), o lugar acumula uma enorme quantidade dos mais variados tipos de plásticos e outros resíduos poluentes, que se acumulam sobre a água.

A estimativa é que a ilha, onde são depositadas todas essas nojeiras, receba uma média diária de 300 toneladas de lixos da capital, Malé; e principalmente dos hotéis luxuosos da região. Levando em consideração essa quantidade, especialistas acreditam que a ilha aumente aproximadamente um metro quadrado por dia.

3

Embora o assunto não seja muito divulgado, as autoridades locais explicam essa agressão ao meio ambiente como uma medida tomada por falta de opção. Isso porque nações insulares, como as Maldivas, não podem enterrar seu lixo em aterros, como acontece aqui no Brasil. (Clique para ler também: Quanto lixo uma pessoa produz em 7 dias?).

Assim, os responsáveis por dar um fim nos resíduos do lugar tiveram a "brilhante" ideia de despeja-los em uma lagoa desabitada, nas proximidades. Com o passar do tempo, no entanto, o lixo foi se acumulando tonelada sobre tonelada e acabou criando um "solo firme" de coisas que as pessoas descartam.

Veja as imagens abaixo e se prepare para ficar chocado com a situação do lugar. As fotos, inclusive, foram feitas pela equipe do programa "Neaked and Afraid", estrelado pela cineastra e surfista Alison Teal.

2 8 7 6 5

Confira o vídeo que a cineasta gravou na ilha:

https://www.youtube.com/watch?v=y3mlfAygJgM#t=24

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+