• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a origem dos nomes desses 7 países

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Afora      28/03/18 às 16h21

Escolher um nome não é uma tarefa fácil. Você já deve ter passado por isso em algum momento, tentando escolher o nome de seu bichinho de estimação, de um filho que vai nascer ou mesmo de uma empresa que pretende abrir. As possibilidades sempre são muitas e é preciso ter cuidado para escolher o nome que mais agrada e ao mesmo tempo, que traduza os significados do que será nomeado. Pensando nisso, será que você já se perguntou como alguém foi capaz de nomear um país?

Dar o nome de uma nação que abriga ou abrigará milhares de pessoas pode ser ainda mais complicado. No entanto, a história mostra que na maior parte das vezes, os conquistadores é que se encarregaram de tal tarefa. Baseados em lendas locais, aspectos naturais ou no idioma de nativos da região, eles conseguiram concluir a missão. Abaixo, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo a história por trás do nome de alguns países. Dá uma olhada!

1 - Espanha

Há cerca de 3 mil anos atrás, os antigos fenícios encontraram terras localizadas a oeste do Mediterrâneo. Quando foram averiguar, perceberam que tais terras eram dominadas por espécies de camundongos musaranhos, então começaram a chamar o lugar de "I-Shapan-im", que significa algo parecido com "ilha dos camundongos".

No entanto, assim que os romanos tiveram poder sobre parte do continente europeu, acabaram alterando o nome do lugar para "Hispania". Isso porque os animais que viviam por ali nem eram mesmo roedores e sim coelhos - por incrível que pareça - E coelhos não podem ser considerados roedores.

2 - Canadá

Existem duas boas teorias para o nome do país. A primeira diz que enquanto o explorador francês Jacques Cartier passava pelo Rio São Lourenço, um de seus guias lhe disse que aquela era a rota para Katana, uma pequena aldeia. Continuaram seguindo caminho até chegar ao local, mas a verdade é que as tribos nativas não se chamavam Katana e este foi apenas um nome aleatório que usaram enquanto migravam entre o deserto nevado. Então, é provável que Cartier apenas tenha alterado o termo e chamado as terras de Canadá.

Outra teoria menos popular, diz que exploradores espanhóis encontraram as terras e iniciaram uma busca por suas riquezas. Ao perceberem que não havia nada, nomearam o local como "aca nada", que significa algo como "nada aqui". Assim, quando os franceses chegaram anos mais tarde, os nativos locais tentaram assustá-los gritando "aca nada", mas na verdade, eles teriam entendido "Canadá" e acreditaram que aquele era o nome do país.

3 - China

A verdade é que, embora desconhecido para nós, existem vários nomes que se referem à China. Este, propriamente dito, é derivado da Dinastia Qin (pronuncia-se "chin"), estabelecido por seu primeiro imperador. No entanto, o famoso viajante Marco Polo nomeou o norte chinês de Cathay, enquanto o sul chamou de Mangi.

Para se referir ao país, também é possível usar o nome Zhongguo, que significa "país central", mas em tradução mais apropriada, é dito como "O Reino do Meio". Assim acreditavam que quanto mais longe você estivesse desse centro, mais inóspitas e bárbaras as terras se tornavam.

4 - Argentina

Após supostamente assassinar a própria esposa em Portugal, Juan Diaz de Solis fugiu para a Espanha e participou de explorações durante a "Era de Ouro da Exploração Espanhola". No ano de 1515, comandou três navios na esperança de encontrar terras a oeste do Pacífico... No entanto, ele acabou tendo um fim trágico. Perto de Buenos Aires, sua tripulação encontrou uma terra que era cercada por canibais. Diaz de Solis e sua comitiva foram devorados vivos na frente do restante de sua tripulação, que ficaram perplexos. Imediatamente bateram em retirada.

Francisco Torres, cunhado do espanhol, assumiu a frente da expedição mas também não teve sorte, uma vez que seu navio naufragou próximo a uma terra também desconhecida. Por outro lado, os nativos encontrados por lá eram bem mais amigáveis, chegando a oferecer presentes aos exploradores, a exemplo de artigos feitos de prata.

Quando Sebastian Cabot chegou àquelas terras anos mais tarde, os sobreviventes do naufrágio o contaram sobre as vastas riquezas daquele país e de uma montanha de prata ("Sierra de la Plata"). Dessa forma, a descoberta de De Solis ficou conhecida como Rio de Prata ("Rio de la Plata"). Mais tarde, o nome passou para Argentina, que também é uma palavra que faz referência à prata.

5 - Brasil

Bem, a história do nome de nosso país já é bem conhecida. Foi dado pelos portugueses, simbolicamente relacionado à nossa vasta natureza. Inicialmente houveram algumas confusões com o nome, já que nas cartas de Pero Vaz de Caminha, eram utilizados os termos "Terra de Vera Cruz" e também "Ilha de Vera Cruz".

No entanto, o nome Brasil foi definitivamente adotado devido às árvores exóticas de nossa floresta, que durante anos foram a principal fonte de exploração dos portugueses: o Pau-Brasil. Com cores intensas e avermelhadas, se pareciam muito com brasas acesas.

6 - Chile

Existem alguma hipóteses para o nome do país. Para alguns historiadores, o nome é derivado da palavra chilli, pertencente ao idioma nativo aimará ou quechua. Seu significado é "fim", visto que aquele era o fim do domínio do Império Inca na região.

Enquanto isso, outros acreditam que para os Incas, as terras chilli ou tchilli, faziam referência às terras de frio ou de neve. Mas alguns historiadores anda pensam diferente. Para estes, o nome do país tem origem das palavras chil ou trih, usadas pelos nativos se referindo a pássaros locais com manchas amarelas nas asas.

7 - México

O significado do nome do país é realmente interessante. A palavra é na verdade, uma abreviação ou simplificação da palavra Metztlixihtlico para o espanhol. Este era o nome usado pelos astecas para se referir à capital do país. Em tradução livre, a palavra tem o significado de "o centro da lua", já que m?tztli significa lua; xictli significa centro e co significa lugar. No entanto, historiadores também acreditam que o verdadeiro significado para México, pode ser traduzido como "umbigo da lua".

E então pessoal, o que acharam? Interessante, não é mesmo? O significado do nome de qual país mais chamou sua atenção? Compartilhe coma gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   Listverse     BBC  
Imagens Pexels Pixabay
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+