Conheça os benefícios do vegetal mais esquecido do Brasil

A riqueza do nosso país vai além do seu território e povo, ela também pode ser vista nos alimentos. Contudo, por ter uma grande variedade, muitos alimentos acabam sendo ignorados mesmo sendo ótimos para a saúde, como é o caso do vegetal mais esquecido do Brasil que traz inúmeros benefícios.

No caso, ele é o maxixe, um vegetal de origem africana que é bem consumido nas regiões Norte e Nordeste do nosso país. Ele é da mesma família do pepino e da melancia, seu sabor é um pouco amargo e sua textura crocante. O maxixe também é rico em vitaminas, minerais e fibras, por isso é um alimento que ajuda a prevenir doenças e promover o bem-estar.

Segundo o artigo científico “Avaliação do potencial bioativo do maxixe (Cucumisanguria l.) frente às doenças crônicas não transmissíveis”, inserir o maxixe na dieta pode ajudar a prevenir e tratar doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, osteoporose, entre outras.  Sabia mais desses benefícios do vegetal mais esquecido do Brasil.

Benefícios do vegetal mais esquecido do Brasil

Tua saúde

1 – Fortalecer o sistema imunológico 

Como o maxixe é rico em vitamina C e antioxidantes, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico porque seus nutrientes auxiliam no combate a infecções e protege o organismo contra doenças comuns, como gripes e resfriados.

Para se ter uma noção, conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo (USP) e da Food Research Center (FoRC), 100 g de maxixe cru dá aproximadamente 12 mg de vitamina C.

2 – Ajuda no controle de peso

Como o maxixe tem poucas calorias e é rico em fibras, ele aumenta a sensação de saciedade, consequentemente ajudando a diminuir o apetite e o consumo de calorias ao longo do dia. O vegetal também tem um teor de água alto, o que ajuda na hidratação do corpo, que é algo essencial para quem quer perder peso de maneira saudável.

3 – Ajuda na saúde cardiovascular

Mais um dos benefícios do vegetal mais esquecido do Brasil é auxiliar na regulação da pressão arterial por conta do seu potássio, e também ajudar a diminuir o colesterol ruim, o LDL, pelos seus antioxidantes. Juntos, esses fatores ajudam na saúde do coração por contribuírem para melhorar a circulação sanguínea e ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão e aterosclerose.

4 – Fortalecer ossos e dentes 

Pelo fato do maxixe ser uma ótima fonte de cálcio e magnésico, consumi-lo pode ajudar na prevenção de doenças como a osteoporose e outras associadas à perda de massa óssea. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo (USP) e do Food Research Center (FoRC), 100 gramas de maxixe cru e com casca tem aproximadamente 38,4 mg de cálcio e 9,5 mg de magnésio.

5 – Promove saúde ocular 

O último dos benefícios do vegetal mais esquecido do Brasil é ajudar a manter a saúde ocular. Ele tem vitamina A, e ele é essencial para a formação da proteína que age na retina e permite a visão em ambientes com pouca luz. Ela também tem uma ação antioxidante contribuindo para a proteção das células dos olhos contra danos causados pelos radicais livres, o que auxilia na diminuição de chances de doenças como a degeneração macular

Fonte: Correio braziliense 

Imagens: Tua saúde 

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...