• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça os planetas do Sistema Solar que pouca gente já ouviu falar

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      16/11/17 às 16h55

Calma! Antes de você dizer "Mas Fatos só existem  9 planetas no nosso sistema solar, isso não se muda!", sim nós sabemos disso. Além disso, são só 8 já que Plutão foi considerado um planeta anão... Mas, uma coisa que talvez você não saiba é que existem outros iguais ao nosso colega "ex-planeta". Um Planeta anão, segundo a União Astronômica Internacional, é um corpo celeste que possui sua própria gravidade e molda-se de forma "esférica" (como um planeta). Todavia, planetas devem ser o maior corpo celeste em sua órbita e não podem ter sua órbita desimpedida. Um planeta Anão, devida sua pequena massa, não consegue alterar a trajetória de corpos próximo a ele, assim como um planeta.

Apesar de serem menores que mercúrio, são grandes o suficiente para não serem considerados um satélite. Fatos Desconhecido traz hoje  alguns desses "planetas" e outros corpos celestes que compartilham de nosso sistema solar.  Apesar de não serem considerados integralmente como planetas, com certeza eles são tão fantásticos quanto qualquer outro gigante que "dançam" envolta de nosso sol.

1 - Ceres (Planeta Anão)

O Ceres já foi um dia considerado um asteroide, hoje é tido como um planeta anão. Ele foi descoberto em 1809 e muitos anos depois, veio a se tornar o primeiro corpo celeste dentro de sua classificação que foi explorado pela NASA. Acredita-se que o Anão pode ter até mais água que a Terra em seu interior.

2 - Éris (Planeta Anão)

Esse entre os pequenos é considerado um dos maiores. A massa desse planeta anão é 27% maior que a massa de Plutão, sendo quase considerado o décimo planeta do nosso sistema solar em 2005. Lembrando que só foi em 2006 que Plutão perdeu seu "título" de planeta.

3 - Makemake (Planeta Anão)

Makemake, localizado no cinturão de kuiper, é composto basicamente de Metano, Etano e uma grande variedade de substâncias congeladas. Curiosamente, esse foi único planeta anão cujo foi encontrado uma lua circundando sua órbita.  A MK-2 é 1300 menor que o corpo celeste e foi descoberta pelo telescópio Humble em 2015, 10 anos após a descoberta de Makemake

4 - Haumea (Planeta Anão)

Achado em 2004, esse corpo celeste só foi considerado um Planeta Anão 4 anos após seu descobrimento. Ele é 3 vezes menor que o conhecido Planeta Anão Plutão e é possui toda sua superfície congelada muito brilhante.

5 - Caronte (Satélite)

Caronte é o maior satélite de Plutão. Existe diversos debates se esse corpo deve ser considerado um Planeta Anão, pois ela possui massa muito semelhante a de Plutão, porém sem nenhuma dominância gravitacional entre eles. O satélite foi descoberto em 1978 e possui o diâmetro de aproximadamente 1207 quilometros.

6 - Sedna

Outro corpo celeste que ainda não é considerado um Planeta Anão, porém cientistas estão em debate sobre o assunto. Ele é constituído de gelo, Metano e Ozoto e acredita-se que possui o diâmetro de 750 quilômetros.

7 - Quaoar

Possui 1300 quilômetros de diâmetro e se localiza também no cinturão de Kuiper. Ele tem tamanho suficiente para ser considerado um Planeta Anão, porém ainda não foi classificado como tal.

E aí, curtiu a matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima!

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+