• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a verdadeira história de Tsubasa, de Super Campeões

POR Gabriela Tyemi    EM Fatos Nerd      30/10/17 às 18h16

Super Campeões é uma série de mangás sobre futebol, publicada pela Weekly Sh?nen Jump entre 1981 e 1988. Escrito e ilustrado por Yoichi Takahashi, a série foi bem recebida no Brasil e outros países da América do Sul, Europa e Oriente Médio. O mangá ajudou a popularizar o futebol no Japão, com o nosso país do futebol presente na história.

O pré-adolescente Oliver Tsubasa sonhava em se tornar um grande jogador de futebol profissional. Ao longo de sua jornada, ele ingressou nas categorias de base do São Paulo Futebol Clube, mas nunca disputou uma partida com a equipe adulta. Parece a história do protagonista de Super Campeões, certo? Sim, certo! Mas também é a história de uma figura histórica que inspirou na criação do personagem: Musashi Mizushima. Lembra dele? Provavelmente não. Apesar de não ter feito sucesso aqui no Brasil, o ex-jogador virou exemplo a ser seguido no Japão.

A história de Musashi Mizushima

Musashi foi meio-campista entre as décadas de 1980 e 1990. Ele se matriculou na escolinha de futebol de São Paulo em 1975 e se tornou profissional, indo embora em 1985, depois de algumas passagens pouco expressivas no São Bento, Portuguesa e Santos, antes de voltar para o Japão. Chegando lá, ele se tornou um dos fundadores da J League, a liga profissional japonesa de futebol, que teve início em 1992. Atualmente, Musashi é o treinador de futebol da Universidade Kyushu, uma das mais importantes do Japão.

A história inspiradora de Murashi, inspirou Yoichi Takahashi a lançar o Super Campeões. Apesar de não ser um Dragon Ball, a série também foi um anime de bastante sucesso aqui no Brasil, tendo duas séries exibidas na década de 1990.

Super Campeões também fez parte da programação do Cartoon Network e da Rede TV!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Gabriela Tyemi
Não tenho coisas preferidas.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+