Curiosidades

Criança que nasceu sem mão, no DF, ganhou prótese de super herói

0

Os avanços da tecnologia mudaram vários aspectos do nosso dia a dia. Assim, várias pessoas estão interessadas em usá-los para fazer a diferença na sociedade, como por exemplo, ajudar pessoas que por alguma razão não têm ou perderam um membro a colocarem uma prótese no lugar.

Esse foi o caso desse menino de cinco anos que nasceu sem a mão esquerda por conta de uma malformação. Contudo, na terça-feira dessa semana, ele ganhou uma prótese com estampa do seu super herói preferido, o Capitão América.

O menino é Raphael George Batista, que é morador de Arniqueira, no Distrito Federal. A prótese foi doada a ele através de um projeto do Centro Universitário IESB que imprime, monta e distribui próteses de mãos em 3D para pessoas com deficiência.

Caso

G1

Quando Rapha experimentou a prótese, ele conseguiu abrir e fechar os dedos do dispositivo. Além, é claro, de ficar muito feliz e com um grande sorriso no rosto. “Vou poder escalar nos brinquedos de corda, vai me ajudar a andar de bicicleta, a andar nos escorregadores com as duas mãos, a pegar as coisas”, disse o menino.

O objetivo da prótese dada a Rapha é ajudar em sua coordenação motora e em alguns dos seus movimentos. Além da felicidade do menino, o fonoaudiólogo Franklin George, pai dele, também ficou bastante emocionado com o presente do filho.

“Facilita pra ele pra abrir uma porta e segurar um objeto que precise das duas mãos, por exemplo. Quando o filho é agraciado com alguma coisa assim, a gente fica bem feliz”, disse o pai de Rapha.

Prótese

G1

A prótese que Rapha está usando agora foi feita de um tipo de plástico biodegradável. Por isso, toda sua produção custou 45 reais e levou ao todo 30 horas para ficar pronta.

A confecção dessas próteses é uma inciativa do projeto e-NABLE, uma parceria com estudantes e professores do Iesb, que montam e entregam próteses de graça para pessoas com deficiência. Embora a entrega seja de graça, a prótese tem que ser prescrita por um profissional de saúde. Além disso, seu uso precisa ser acompanhado por um responsável da área de reabilitação.

“Só com a prescrição da prótese é iniciado o processo de modelagem e impressão do dispositivo de acordo com as medidas do paciente e necessidades de adaptação. Também é feita uma avaliação junto da família e com o futuro usuário, explicando como é feito o uso, indicando as possibilidades e as limitações”, explicou Larissa Cayres, coordenadora dos projetos de prótese em 3D do IESB.

Tecnologia

Science Alert

A tecnologia é a maior engrenagem que gira o mundo hoje em dia e não há como duvidar disso. Graças ao grande e constante avanço tecnológico, nossas vidas têm ficado cada vez mais fáceis. Devido aos inventos para hospitais, estudiosos puderam descobrir a cura de várias doenças com o passar do tempo. Além disso, conseguiram realizar procedimentos cirúrgicos extremamente avançados, com sucesso na maioria dos casos.

Quando falamos em cyborg pensamos em algo surreal ou que exista apenas nos filmes de ficção. Mas ele nada mais é do que um organismo composto de partes orgânicas e cibernéticas, geralmente, com algo que vem com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando a tecnologia artificial. E por mais que isso soe muito como uma ideia fantasiosa, cyborgs de verdade já existem no mundo real, como por exemplo, pessoas que usam próteses.

Além de Rapha com sua prótese, essa mulher cega recebeu uma prótese visual que foi implantada diretamente no cérebro. Ela permitiu que uma mulher cega percebesse formas e letras bidimensionais pela primeira vez em 16 anos. Mesmo ainda estando em suas primeiras versões, ele já vem demonstrando resultados fantásticos. Com o tempo, esse implante no cérebro pode devolver a visão às pessoas cegas.

Fonte: G1, Science Alert

Imagens: G1, Science Alert

Saiba o que fazer quando o celular cai na água

Artigo anterior

Terry Crews conta que precisou tratar vício em pornografia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido