• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais que surpreendentemente já tentamos domesticar

POR Toni Nascimento    EM Mundo Animal      07/02/19 às 14h20

Nós amamos os nossos animais de estimação e ninguém dúvida disso. Os gatos e cachorros são nossos melhores amigos, assim como peixes, lebres e até lagartos podem vir a ser também. Tudo bem, vamos citar os hamsters só para você, adorador de ratinhos de estimação, não ficar ofendido. Acontece que o homem já tentou ir além disso, e procurou domesticar bichos bem mais radicais do que esses.

Esse é o caso dos animais domados. O que isso quer dizer? Bichos que podem até obedecer os seres humanos, porém, nunca serão confiáveis o suficiente para serem de estimação. Isso porque os instintos não se perdem, mesmo para um animal que foi domesticado. Listamos 7 animais que surpreendentemente já tentamos domesticar.

1 - Tubarões brancos

Você deve imaginar que domesticar um Grande Tubarão Branco deva ser ser complicado porque ele é violento, porém, tem mais a ver com outra coisa. Eles morrem muito rápido em cativeiro. Eles começam a se bater contra as paredes em que são colocados. O que sobreviveu mais tempo, documentado, viveu 16 dias depois de pego.

Além de não gostarem do cativeiro pela privação da liberdade - como qualquer ser vivo - eles respiram pela água e, normalmente, viajam o mar pelo mundo inteiro. Além disso, são muito grandes para cativeiros muito pequenos.

2 - Alce

Há alguns séculos atrás, na ausência de cavalos, o rei Karl XI da Suécia, tentou domesticar alces. Isso mesmo, só tentou porque nunca conseguiu. O animal é violento demais para se aproximar, além de muito suscetível à doenças e possui uma dieta difícil de fornecer. Para completar, esse tipo de animal não se comporta em campo de batalha - ou seja, na guerra - e costumam fugir na hora H.

3 - Guaxinins

Guaxinins são ótimos escaladores e também são muito hábeis em entrar em certos lugares. Imagine um animal com essas habilidades, sendo domesticado? Eles poderiam ser ótimos acompanhantes para idosos e deficientes. O problema é que eles são muito violentos e mordem quando se sentem coagidos. Sua mordida pode ser tóxica, e até letal, para o homem. Por isso, todas as vezes que tentamos domesticá-los, não deu certo.

4 - Raposas

Uma vez, no passado, nós conseguimos domesticar raposas. Deu certo, porém, elas morreram sem procriar. Depois disso, nunca mais conseguimos domesticar as raposas. Essa tentativa aconteceu com povos selvagens, bem antes de domesticarmos os cachorros ou os gatos.

Esses animais são complicados de domesticar não por causa da sua violência ou raiva, e sim, por causa da sua teimosia insistente. Elas não gostam muito de obedecer.

5 - Elefantes

Na Ásia, muitos elefantes são capturados e treinados há mais de três mil anos. Isso não os torna domesticáveis por causa da sua reprodução seletiva. A "Reprodução seletiva" significa que os humanos selecionarão os descendentes para se reproduzir com base em certas características favoráveis. Para serem considerados propícios, eles precisariam ser criados seletivamente por até 12 gerações. Só aí é que eles podem ser geneticamente distintos de seus ancestrais selvagens.

6 - Hipopótamos

Os hipopótamos são animais perigosos e selvagens, matando mais que os próprios leões. Seus dentes são muito grandes e poderosos, e apesar de pesados, eles conseguem correr bem rápido. Mesmo assim, o ser humano já tentou domesticá-lo algumas vezes, porém, nenhuma deu certo. Em quase todas as vezes, o homem foi comido.

7 - Coiote

Coiotes são animais perigosos, e eles estão sempre fugindo dos seres humanos. Mesmo assim, o ser humano tentou domesticá-lo algumas vezes. Em algumas, tentaram cruzar um coiote com uma cadela, para tentar domesticar o hibrido que nasceria. Em outra situação, tentaram pegar filhotes, tirar de suas famílias, e domesticá-los. Todas as vezes, o coite atacou o domador.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que acha que cachorros são suficientes, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Listverse  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+