Ontem, (28/08), estreia um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, 'Os Novos Mutantes'. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas que estão ansiosas para ver o filme, críticos estão se recusando a avaliar o longa-metragem. Mas, afinal, por que isso está acontecendo?

Para entender melhor essa situação, precisamos voltar nosso olhar para o contexto de estreia do filme. Em meio ao atual período que nos exige um distanciamento social, ir ao cinema ainda é uma das atividades mais inseguras que existem. Portanto, ainda que o filme esteja estreando, ir ao cinema ainda não é recomendo, principalmente em locais como os Estados Unidos, por exemplo. Dito isso, exibições especiais para críticos também não estão acontecendo e é aí que toda a história começa.

O filme está estreando apenas nos cinemas

Publicidade
continue a leitura

Como ir ao cinema não é recomendado e, por isso, não é possível realizar cabines de imprensa, em que jornalistas e críticos assistem ao filme antes da estreia, é de se esperar que a Disney pensasse em uma outra forma de levar o filme até essas pessoas. No entanto, ao contrário do que se imaginava, isso não aconteceu.

Em uma forma de protesta à Disney, grandes sites como The AV Club, The Boston Globe, Roger Ebert e IndieWire se manifestaram publicamente sobre o caso. “Os especialistas em ciência não medem palavras: há uma boa chance de você ficar doente se for ao cinema. E esse é um risco que o AV Club não correrá para avaliar um filme, qualquer filme. Estamos, de fato, adotando a política oficial de apenas fazer críticas de filmes que nossos escritores possam assistir com segurança, seja em uma exibição para a imprensa socialmente distante ou com um screener digital. E sim, isso se aplica a todos os nossos redatores, mesmo aqueles dispostos a correr o risco por isso, afinal também não estamos dispostos a monetizar um risco”, afirma o The AV Club.

Publicidade
continue a leitura

Isso pode fazer parte de uma estratégia de marketing

Publicidade
continue a leitura

Enquanto por um lado, a estratégia da Disney parece não fazer sentido, por outro, pode fazer parte de uma estratégia de marketing. Isso porque, a empresa parece não acreditar no potencial do filme. Por isso, não está fazendo tanta questão de leva-lo até a crítica especializada. Nesse sentido, as críticas negativas manchariam o filme. Ainda mais, se pensarmos que, ele está sendo adiado desde 2018. Muitas pessoas estavam com grandes expectativas na produção e as críticas negativas poderiam representar um prejuízo muito grande para o estúdio.

No Brasil, o filme está previsto para estrear no dia 17 de setembro. Porém, como tudo ainda pode ser mudado, é possível que chegue antes ou depois. Caso a recepção nos cinemas também não seja das melhores, podemos esperar que, em breve, o filme chegue ao streaming. Até o momento, a única crítica publicada por um veículo importante pertence ao The Hollywood Reporter. Segundo o site, o filme acaba sendo genérico. No entanto, considerando pontos positivos, afirmou que as personagens femininas são bastante interessantes. Com isso, elas teriam muito material para uma possível continuação. Agora, só nos resta esperar para ver o futuro de Os Novos Mutantes.

Publicado em: 29/08/20 23h10