CuriosidadesEntretenimento

De onde surgiam essas palavras?

0

Já parou para pensar qual é a história por trás de algumas palavras que usamos diariamente? Muitas das palavras palavras possuem origens que nós nunca suspeitaríamos. Por exemplo, você sabia que a palavra assassino na verdade tem sua origem nos usuários de um certa substância e não simplesmente um matador? Bom, você não esperava por isso, não é mesmo? Existem muitas outras palavras com origem que nós não conseguimos nem imaginar, outras no entanto são bem óbvias. Como por exemplo, lixeiro… Mas de onde surgiu o termo gari?

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você uma matéria inspirada na História das Palavras do History Channel, com algumas palavras e suas origem. Por traz de tudo existe história, por traz de tudo existe uma origem. Vamos descobrir de onde vem essas palavras.

1 – Capeta

Okay, se pegarmos a bíblia, o “capeta” não é chamado por esse nome. Então de onde veio esse termo? Bom, antigamente o diabo era representado no teatro e pinturas como um homem chifrudo que escondia um rabo com a ponta em seta.

Como ele escondia esse rabo? Usando uma capa… Com o tempo essa capa foi encolhendo nas suas representações e se tornou uma “capeta”. Capeta é o diminutivo de capa e se tornou um sinônimo para o Chifrudo!

2 – Cretino

Como forma de compaixão a palavra cretín, de onde surgiu o termo cretino, era usado para se referir a pessoas que nasciam com um retardo mental. Cretín em um dialeto falado nos alpes quer dizer cristão. Em outras palavras, quando se chamava os doentes de cretín, era uma forma de falar que eles também eram filhos de Deus. Bom, com o tempo o termo foi associado a estupidez, idiota e outros termos pejorativos.

3 – Assassino

Tudo começou com uma seita islâmica do século XI, que basicamente era formada por homicidas. Esses agentes da morte, comandados por Hassn Ibn Sabbah, mataram diversas pessoas e eram temidos em todo oriente médio. Dentro da seita eles eram conhecidos por consumirem a droga Haxixe, logo começaram a ser chamados de Hashashin. Hashashin quer dizer consumidor de haxixi, mas com o tempo virou sinônimo de morte. Dessa palavra surgiu o termo “assassino”.

4 – Bunda

Muitos dos escravos que vieram para o Brasil, vieram trazidos da Angola e Cabo Verde. Uma das línguas faladas por eles era o Ambundo. Os portugueses da época então começaram a chamar os escravos de “bundo”. No caso das escravas, que eram erotizadas pelos portugueses, eram chamadas de bunda.

Muitas vezes os portugueses falavam “Olha essa Bunda” e daí surgiu o termo que futuramente veio se referir as demais nádegas.

5 – Pizza

Pizza quer dizer “mordida” ou “bocado”, em outras palavras, que “se come em uma mordida”. Contudo, o que muita gente não sabe é que Pizza não tem sua origem na Itália. Pizza veio a ser conhecida como Pizza quando os Italianos pegaram a palavra Bizzo e transformaram a mesma para sua língua. Sim, a palavra Pizza tem origem em terras Alemãs.

6 – Gari

Em 1876 um homem chamado Pedro Aleixo Gary foi a primeira pessoa a assinar um contrato de limpeza pública no Brasil. Com o tempo, os cariocas começaram chamar quem trabalhava na limpeza pública de “turma do gary”. Daí para frente surgiu o termo gari.

7 – Brigadeiro

Se voltarmos no tempo até 1946 e vermos quem eram os candidatos para presidência do Brasil, iriamos encontrar o nome Eduardo Gomes. Como ele fazia para arrecadar fundos para sua campanha? Bom, um grupo de mulheres que moravam em um bairro bem conservador da época, vendiam o famoso docinho brasileiro na região.

Acontece que Eduardo Gomes era um brigadeiro do exército e se vendia dessa forma. Eduardo acabou perdendo a eleição, mas o nome “brigadeiro” para o doce que as mulheres vendiam acabou pegando. E caso você não saiba, brigadeiro no exército é quem comanda brigadas.

E aí, curtiu a matéria? Deixe seu comentário aí embaixo e até a próxima.

7 histórias que vão te mostrar o que sentimos quando estamos em coma

Matéria anterior

7 coisas que acontecem com o seu corpo quando você come sal

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.