Curiosidades

Táticas surpreendentes do Serviço Secreto

Serviço secreto
0

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Como todos já sabem, pessoas em posição de poder tomam decisões que afetam milhões de pessoas todos os dias e, por conta disso, sua segurança está em constante risco.

Um chefe de governo jamais poderá sair de casa sozinho para andar pela cidade ou aproveitar uma trilha em um parque nacional. Eles podem até realizar algumas atividades que pessoas comuns fazem, mas eles estão constantemente acompanhados e monitorados por agentes especiais que garantem sua segurança.

A maioria dos líderes são amados, mas eles também criam inimigos. Tanto entre pessoas comuns que odeiam as práticas do líder quanto pessoas extremamente poderosas. De qualquer forma, qualquer indivíduo apresenta perigo.

As pessoas que são responsáveis pela segurança de personalidades importantes não são policiais comuns e muito menos amigos. Elas são altamente treinadas e preparadas para qualquer situação que coloque a segurança do líder em risco.

Donald Trump

Serviço secreto de Donald Trump

Win McNamee/Getty Images

Começando pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele é uma pessoa extremamente controversa, com apoiadores e oposição intensa. Naturalmente, uma figura polêmica corre ainda mais risco do que o normal.

Assim, no dia 20 de janeiro de 2017, no dia da posse presidencial, um de seus guarda costas chamou a atenção por conta de um comportamento estranho. Ao analisar as imagens do evento, é possível perceber que o homem está com a aparência um pouco estranha.

Sua mão parece estar muito rígida e em uma posição que não é natural. Talvez seja porque a mão é falsa! Uma teoria bastante comentada é que a mão direita do guarda costas é realmente falsa e isso é nada mais que uma tática de segurança.

Dessa forma, sua mão verdadeira estaria dentro da jaqueta, segurando uma arma e pronta para atirar caso algo acontecesse. Essa posição de preparo pode ser a diferença entre uma tragédia e um susto.

Mas, a teoria tem opositores, já que é possível ver que, em um momento, o guarda costas mexe a mão e até abre a porta do carro.  De qualquer forma, o serviço secreto jamais revelou a verdade.

Rainha Elizabeth II

Serviço secreto da Rainha Elizabeth II

WPA Pool/Getty Images

Por falar em acessórios secretos, você já percebeu que a rainha Elizabeth II sempre está com uma bolsa. Independente do evento ou da roupa, ela sempre carrega uma bolsa para compor sua roupa.

No entanto, sendo uma rainha, ela com certeza possui funcionários para segurar seus pertences. Então, qual é o motivo dela sempre usar uma bolsa há mais de 60 anos? 

Rumores dizem que sua mãe lhe deu a primeira bolsa, então a prática teria valor sentimental. Mas, acontece que não é apenas uma bolsa. A verdade é que o serviço secreto da Grã Bretanha desenvolveu todo um sistema de sinais para que a rainha pudesse se comunicar com eles por meio da bolsa.

Sendo assim, para o público, os sinais seriam imperceptíveis, mas as mensagens seriam passadas. Por exemplo, se a rainha mudar a bolsa de uma mão para outra durante uma conversa, significa que ela está entediada. Uma vez avistada, um guarda costas ou um criado interromperia a conversa e direcionaria a rainha para outro lugar discretamente.

Se a rainha colocar a bolsa na mesa, significa que ela vai sair do evento em alguns minutos. Claro que só conhecemos alguns sinais, mas certamente existem vários outros, principalmente em situações de emergência.

Angela Merkel

Angela Merkel

Ina Fassbender/AFP

Angela Merkel, Ex-Chanceler da Alemanha, sabe muito bem que cada segundo conta quando o assunto é situações de emergência e segurança. Por isso, ela recruta só as pessoas mais qualificadas para sua segurança pessoal.

Além de treinamento de combate, resistência, capacidade de resposta e disciplina, os guarda costas também precisam ter conhecimento médico básico, no mínimo.

Ou seja, ela é protegida por médicos especialistas que podem prestar atendimento médico com urgência a qualquer momento caso fosse necessário e essa precaução já se mostrou útil.

Em dezembro de 2014, em um passeio nos Alpes Suíços, a chanceler estava esquiando quando caiu e machucou a bacia. Ela estava acompanhada de guarda costas, que deram os primeiros socorros. Então, as táticas de seu serviço secreto foram bem pensadas.

Barack Obama

Barack Obama

Saul Loeb/Pool/Agência Lusa

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi bem menos polêmico quanto à sua personalidade e práticas do que Donald Trump, mas ele também garantiu sua segurança. As autoridades governamentais precisam viajar constantemente, visitando os lugares mais diversos do mundo a trabalho. Para garantir a segurança, Obama usava uma limusine toda blindada. 

A espessura da porta tinha cerca de 20 centímetros e não havia maçanetas do lado de fora. Isso foi feito para impedir qualquer invasão. Para compensar o isolamento do carro, ele contava com vários meios de comunicação confiáveis e seguros. Isso foi apenas um dos truques para garantir a segurança do ex-presidente, tanto que existem rumores de que os gastos com segurança na casa dele custavam quase 300 mil dólares mensais.

Cirurgia de catarata está relacionada com menor risco de demência

Artigo anterior

As últimas palavras de personalidades da História

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido