• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Dente começou a nascer em nariz de homem

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      26/02/19 às 15h50

E se de repente você começasse a sentir uma dor incômoda no seu nariz? Do que acharia que se isso se trataria? Talvez, o primeiro pensamento seja que entrou algum inseto dentro da cavidade (apesar de bizarro, a possibilidade é realmente possível). Mas então começam a aparecer sintomas realmente comuns, que você conhece de outros carnavais. Além da dor, começa a sentir uns calafrios e um pouco de febre. Sim, agora você pensaria que estava resfriado ou até mesmo gripado (a não ser que tivesse procurado os sintomas no Google, pois aí acharia que estaria com um câncer incurável, além de apenas 2 dias restantes de vida).

Acontece que esses sintomas aconteceram de verdade, nesta ordem, com um homem de 59 anos de idade, nativo da Dinamarca. Após o início do incômodo, ele procurou o Hospital Universitário Aarhus. Para sua surpresa, e de praticamente todo mundo no local, ele não estava gripado (e muito menos com câncer). O homem tinha um dente crescendo dentro do seu nariz. Sim, você não leu errado. O sujeito tinha um dente de verdade crescendo em uma parte do seu próprio corpo que não era a boca. Como isso pode acontecer? A Fatos Desconhecidos vai te explicar todos os detalhes.

O dente no nariz

O caso de um dente crescendo dentro do nariz de um homem é tão impressionante, que não podia se resumir a apenas uma história de mesa de bar contada pelo paciente e pelos médicos que o atenderam. Por isso, o caso foi transformado em documento, tornando-se um artigo escrito pelos três médicos que cuidaram do caso. O relato chegou a ser publicado na revista científica BMJ Case Reports.

Nesse texto, os médicos contam que o paciente apresentava os seguintes sintomas: narina que parecia bloqueada por algo, coriza e olfato reduzido. Ao fazerem a análise do interior do nariz, eles perceberam que ele estava com a cartilagem do meio do nariz, o famoso septo, um pouco torta. Nessa hora, eles sentiram que havia algo preso na cavidade nasal. Então foi a hora de fazer uma tomografia. Foi quando descobriram que havia um dente nascendo no septo do paciente.

Normalmente, os sintomas apresentados, além de gripe, poderiam indicar sinais de um fenômeno raro e que lembram os de uma sinusite. Quando um dente nasce no seu septo, o que deve ser feito?

Remoção

Para retirar aquele dente intruso de lá, foi necessário uma cirurgia endoscópica. Após a retirada do corpo estranho, a recuperação do senhor foi muito boa. Apesar disso, os médicos não conseguiram encontrar o porquê disso ter acometido o paciente. Ou seja, o motivo daquele dente ter nascido ali não foi encontrado.

Uma hipótese levantada ( e a mais aceita por todos) é a de que o homem sofreu uma lesão severa no rosto antes de se tornar adulto: condições como um maxilar ou um nariz quebrado, dependendo da gravidade, e que poderiam fazer o dente se "reposicionar". Milos Fuglsang, coautor do relatório, também observou: "Muito provavelmente, nosso paciente tinha o dente intranasal pela maior parte da vida dele, mas teve sintomas que apareceram tardiamente".

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está surpreso com a chance de existirem dentes em narizes, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Galileu  
Imagens CM Jornal
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+