• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Fotos viralizam mostrando esquilo se alimentando de cobra

POR Nelyne Mota    EM Mundo Animal      27/05/19 às 15h28

Imaginar uma briga entre uma cobra e um esquilo no mundo animal, não é difícil. Imaginar que essa briga seria, na verdade, um ataque da cobra contra o esquilo chega a ser automático. Quase natural. Tanto que seria impossível acreditar em algo diferente disso.

Mesmo que alguém de sua confiança lhe dissesse que esse confronto teria terminado diferente, ainda que essa pessoa lhe contasse que viu um esquilo atacando uma cobra, ainda assim, você provavelmente duvidaria da história. Mas é exatamente essa situação duvidosa que uma sequência de fotos registrou e comprovou. Um esquilo se sobressaindo sobre uma cobra.

Faz sentido? Não mesmo! Veja como isso ocorreu a seguir.

As fotos

Em 2009, um guarda florestal, do Parque Nacional das Montanhas Gauardalupe do Texas, conseguiu uma sequência de fotos que poderiam facilmente serem consideradas fantasiosas. William Leggett, o guarda florestal, fotografou um esquilo da rocha (Otospermophilus Variegatus) segurando uma cobra do deserto (Masticophis Taeniatus) com as patas.

Os registros fotográficos mostram ainda que o pequeno esquilo segura a cobra um pouco abaixo do nível da cabeça. E em sequência, ele a devora quase que por completo.

O guarda do parque explica que esses esquilos são oportunistas. Diz ainda que é comum observá-los em comportamentos em que tiram proveito de outras espécies com raciocínio e inteligência.

"Geralmente, eles comem nozes, frutas e outras coisas que estão facilmente disponíveis para eles. Mas eles também são conhecidos por comerem insetos, lagartos e cobras", afirmou William.

O Serviço Nacional de Parques (NPS) republicou recentemente uma das fotos do registro de Leggett, espalhando-os nas redes sociais. Com uma legenda que afirma que o pequeno esquilo de fato devorou a maior parte da cobra, incluindo os ossos.

Os esquilos

Em 2007, foi publicada uma pesquisa no Proceedings of the Royal Society, sugerindo que os esquilos terrestres podem usar peles de cascavel descartadas para evitar que sejam presas fáceis de outros animais.

Os esquilos desenvolveram o comportamento de mastigar as peles de cobras. Depois disso, eles se limpam, provavelmente para disfarçar ou confundir o próprio cheiro com o cheiro das cobras.

É, ao que nos parece, os esquilos possuem um tipo de inteligência que os tornam incomuns no mundo animal. Capacidades assim são raras e, sem dúvidas, merecem nossa atenção e estudos.

Próxima Matéria
Via   ScienceAlert  
Imagens ScienceAlert
Nelyne Mota
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+