Descubra o verdadeiro objetivo dos jogos do Windows

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      29/12/15 às 15h56

Se você não jogou Paciência, Campo Minado ou FreeCell, é seguro dizer que você é uma minoria. Estes jogos simples do Windows provavelmente fizeram muitas pessoas perderem horas de trabalho. Mesmo que esses jogos sejam divertidos, eles não foram realmente concebidos com objetivo de entretenimento. Pelo menos não em suas versões do Windows.

O mais velho de todos, o Paciência, foi adicionado ao Windows 3.0 em 1990. Embora o jogo exista desde o final de 1700, esta versão digital parecia estar demonstrando que, no futuro, não haveria necessidade de uma plataforma física para jogar jogos simples de cartas. Na verdade, o seu objetivo real era muito mais modesto: ele estava ensinando as pessoas secretamente a utilizarem o mouse.

A intenção era que o Paciência abrangesse uma geração de usuários de computador que ficasse ainda mais familiares com entradas de linha de comando como arrastar e soltar, sem perceber que o que eles estavam fazendo isso. O fato de que ainda estamos "arrastando e soltando" hoje, sugere que o jogo funcionou muito bem.

30

Já no caso do Campo Minado, o objetivo era semelhante na cultura tecnológica. A lógica de um quebra-cabeça baseado em números tem raízes em jogos da década de 1960 e 1970, onde uma versão chamada "Cube" era incrivelmente popular nos EUA.

Décadas mais tarde, em 1992, a versão para Windows foi introduzida na versão 3.1. Isso não era para demonstrar que o Windows era um sistema operacional adepto a jogos, mas ensinar ao usuário a velocidade e precisão dos movimentos do mouse.

31

Se você precisava de alguma prova de que isso não é uma coincidência, olhe para outro jogo de cartas Microsoft: Copas. Foi introduzido em 1992 e usava a tecnologia NetDDE da Microsoft para se comunicar com outros jogadores de Copas em uma rede local. Novamente, isto não era apenas um jogo de cartas. Era uma maneira de levar as pessoas interessadas a descobrirem as capacidades da rede do novo sistema.

32

E, finalmente, há o FreeCell. Lançado para o Windows 3.1 como parte do Microsoft Entertainment Pack Volume 2, FreeCell veio junto com um pacote que permitia permitiu aplicações de 32 bits no Windows de 16 bits.

O seu objetivo era, na verdade, testar a camada de 32 bits nos sistemas de 16 bits. Se o pacote não fosse instalado corretamente FreeCell não iria rodar no computador. Então, o que você pensou que era um jogo, era na verdade um teste de furtividade de sistemas de software.

33

Claro, nada disso explica por que esses jogos foram relançados nas versões posteriores. Mas, isso nós podemos especular: as pessoas se divertiam muito com esses jogos. Qualquer vez que a Microsoft tentou remover os jogos, os jogadores ficavam revoltados.

Em 2012, a Microsoft lançou o Windows 8 sem qualquer um dos jogos. Usuários podiam baixar a coleção de jogos separadamente. Com o lançamento do Windows 10, a Microsoft trouxe de volta o Paciência.

Via   Mental Floss  
Imagens Mental Floss
Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+