Curiosidades

Tubarão com dentes semelhantes aos de humanos é descoberto na Austrália

0

Os ataques de tubarões são algo preocupante em todo o mundo, e justamente por eles serem considerados perigosos, no século passado, vários deles foram abatidos. Por mais que ser atacado por um tubarão não seja uma coisa corriqueira, às vezes, isso acontece. E quando acontece, pode ser fatal ou ter consequências bem drásticas por conta dos dentes desses animais.

Contudo, nem todos tubarões parecem ter dentes amedrontadores. Por exemplo, essa nova espécie de tubarão descoberta na Austrália tem dentes parecidos com os dos humanos.

De acordo com um estudo publicado na revista Diversity, os pesquisadores fizeram essa descoberta nas águas profundas da costa nordeste da Austrália. O animal em questão é o tubarão-chifre-pintado, uma espécie recém-descoberta e que faz parte da ordem Heterodontiformes.

Descoberta

Náutica

Os animais dessa ordem, que tem somente um gênero e nove espécies diferentes, têm a característica de terem os molares parecidos com os dos humanos. No entanto, no estudo foi feita uma análise genética em duas espécies que, na mente dos pesquisadores, eram da zebra Heterodontus. Entretanto, o resultado mostrou que o animal era diferente geneticamente. Isso fez com que o número de espécies aumentasse para 10.

Essa nova espécie tem uma diferença pequena e pouco perceptível com relação às outras. O tubarão não tem uma barra escura atrás das fendas das brânquias como é visto nas outras zebra Heterodontus. Como essa diferença é quase imperceptível, foi por isso que a espécie demorou a ser descoberta.

“Ambas as espécies são pálidas, com 22 faixas e selas castanho-escuras. Mas eles têm pequenas diferenças nas marcas em seus focinhos e abaixo de suas fendas branquiais. Seus ovos também são diferentes”, disse Will White, pesquisador da Australian National Fish Collection (ANFC).

Logo no começo, a nova espécie foi descrita usando uma comparação de espécies de museus. Contudo, isso mudou depois que um navio de pesquisa que estava estudando os habitats do fundo do oceano da Austrália encontrou uma espécie viva.

“Temos um espécime fêmea em nossa coleção, mas o que coletamos durante a viagem é um macho. Preferimos usar machos para holótipos de tubarão porque eles têm claspers, que são órgãos reprodutivos externos que podem variar entre as espécies e nos ajudam a diferenciá-los”, contou Helen O’Neill, bióloga de peixes da ANFC.

Nova espécie de tubarão

Náutica

Esse tubarão que tem os dentes parecidos com os humano vive em uma profundidade entre 125 e 229 metros. Mesmo tendo dentes parecidos com os nossos, eles ainda têm os típicos de tubarão, que estão em fileiras na frente da sua boca. No entanto, a morfologia dos molares atrás dessas fileiras é mais  humana na espécie. Com essa diferença eles conseguem esmagar algumas presas, como moluscos e crustáceos.

Outra diferença deles são seus ovos incomuns no formato espiral. Além disso, esse tubarão é uma das espécies mais antigas e menos conhecidas do mundo. Ele foi descoberto pela primeira vez no século XVIII na Austrália. Até então, somente nove espécies pertenciam à ordem Heterodontiformes até que o Heterodontus marshallae foi descoberto.

“Eles tendem a se sentar no fundo do mar e se alimentar principalmente de criaturas como moluscos e crustáceos. Eles têm uma boca pequena, mas mandíbulas esmagadoras que são enormes em relação ao tamanho do crânio e poderosas o suficiente para esmagar conchas de búzios”, concluiu Helen.

Animal

Socientifica

Além desse tubarão com dentes parecidos com os humanos, existem outros que também têm suas peculiaridades, como por exemplo, o tubarão-tapete. Ele é um verdadeiro mestre da camuflagem e nada de forma sorrateira perto da areia para esperar sua presa. O animal pode chegar a ter até dois metros de comprimento, sendo de médio porte, e normalmente ele se alimenta de outros peixes e crustáceos. O nome científico desse tubarão é Eucrossorhinus dasypogon, e ele é natural da Austrália e da Indonésia.

Dentre as características desse animal, a mais diferente é a sua camuflagem. O corpo do tubarão-tapete tem padrões coloridos e ele consegue se camuflar de forma fácil nas superfícies dos corais. Ele também tem prolongamentos na sua cabeça que se parecem com os formatos vistos nos recifes.

E como se isso tudo já não fosse o bastante para ele se camuflar, o animal fica parcialmente enterrado na areia e totalmente sem se mover até que uma presa se aproxime. Então, quando o peixe está distraído e perto o suficiente, o tubarão ataca e engole sua presa.

Essa espécie de tubarão não está na Lista Vermelha da IUCN como sendo uma espécie ameaçada de extinção. Contudo, os habitats desse animal têm sofrido bastante por conta do aquecimento global e da mudança climática. E como eles dependem dos recifes para sobreviver, que sim, estão extremamente ameaçados, esse tubarão acaba sofrendo pela ação dos pesqueiros e mineradores aquáticos.

Curiosamente, os animais dessa espécie são bem pacíficos. Mas ataques acidentais a humanos não são uma coisa incomum, sendo alguns casos fatais. Isso acontece porque a visão do tubarão-tapete é péssima e ele caça pelo movimento que consegue detectar na sua frente. E como eles conseguem se camuflar extremamente bem, é difícil conseguir identificar o tubarão quando a pessoa está na água.

Fonte: Náutica,  Socientifica

Imagens: Náutica,  Socientifica

Tomates rachados ainda são comestíveis?

Artigo anterior

Misterioso crânio encontrado fossilizado pode ser de nova espécie humana

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido