Você provavelmente usa emojis em suas conversas online. O problema é que nem sempre eles tem o significado que você imagina. Isso acontece porque cada pessoa interpreta as imagens de uma maneira, que nem sempre é aquela que o criador do emoji idealizou.

Para tentar resolver essa situação, a organização responsável por estabelecer padrões de linguagem na Internet, a Unicode, criou algumas recomendações para as fabricantes como maneira de padronizar os ícones nas suas versões futuras.

1. Emoji envergonhado

e
A ideia deste emoji era representar uma carinha envergonhada. No entanto, muitos usuários costumam usar o emoji para representar alguém assustado ou  conformado.

Alguns usuários do Windows ainda usam uma terceira interpretação, na qual o emoji representa um usuário alegre.

2. Emoji comemorando

e2
Se você usava este emoji para demonstrar que estava super irritado, praticamente "bufando", você esteve errado todo o tempo. De acordo com a Unicode, este emoji está comemorando alguma vitória. Dá para acreditar?

Publicidade
continue a leitura

3. Emoji das coelhinhas

e3
O que você acha que são essas meninas com orelhas de coelho? O emoji causou polêmica após uma atualização da Apple, por ficar parecido com as coelhinhas da Playboy.

Mas o que elas realmente representariam é a ideia de festa.

4. Emoji sofrendo

e4
Para os usuários do iOS, esta é uma carinha feliz, certo? Já para quem usa Android e Windows, o emoji representa um bonequinho irritado.

No entanto, nenhum deles está correto. Segundo os criadores, o emoji deveria representar alguém fazendo careta por se esforçar muito, isso indicaria determinação ou dor.

5. Emoji carrancudo

Publicidade
continue a leitura

e5
Este emoji originalmente representa uma pessoa carrancuda e ranzinza. Mas, por causa dos seus diferentes desenhos, ele é interpretado de diferentes maneiras.

6. Emoji cansado

e6
Esse emoji foi criado para representar alguém cansado e bocejando, mas os usuários o usam como representação de espanto.

7. Marcador de livro

e7
Para muito isso é uma etiqueta, mas de acordo com a Unicode, este emoji é apenas um marcador de livros.

Publicidade
continue a leitura

8. Emoji aliviado

e8
Para os criadores, esse emoji representa alívio, porém, para a Unicode muitos usuários acham que o bonequinho está dormindo e usam para demonstrar alguém com sono.

9. “High five”

e9
O emoji de mãos juntas muitas vezes ele é interpretado como "high-five", mas para a Unicode seu sentido original é de agradecimento ou oração.

10. Emoji com os braços cruzados

e10
O emoji representa um acordo recusado, mas muitas pessoas costumam usar para representar alguém irritado.

Publicado em: 26/05/15 22h00