Compartilhando coisa boa

Deuses gregos alimentam a mitologia na capital da Grécia, Atenas

atenas na grecia
0

Com mais de 3 mil anos de história, Atenas é a cidade grega que carrega em seu nome uma riqueza histórica imensurável. Seus monumentos e suas construções de milênios são atrativos turísticos para os amantes da cultura ocidental que se interessam pelas memórias que o local possui de seus deuses gregos.

A começar pelo nome da cidade, Atena é uma deusa que ganhou a disputa da região em uma competição contra Poseidon. A origem da batalha estava em presentear moradores locais com o presente mais útil. Enquanto Poseidon presenteou os nativos com uma fonte de água, Atena, filha de Zeus e da deusa Métis, plantou uma oliveira. A árvore tornou-se marca da cidade: suas folhas são usadas como símbolo ao coroar a cabeça de atletas, reis e generais, a madeira é usada em construções e o óleo e seu fruto são utilizados até hoje na alimentação.

Assim como outros povos da antiguidade, os gregos acreditavam em diversos deuses. Alguns deles são associados a fenômenos da natureza, e, segundo a crença, quando humanos praticavam atos contrários à religião, a punição era realizada através da revolta divina. Mesmo imortais, os deuses gregos tinham semelhanças com os humanos, pois, além da aparência, eles possuíam qualidades, defeitos e emoções.

As divindades habitavam a montanha mais alta da Grécia, o Monte Olimpo, morada dos principais deuses da mitologia. São eles:

Zeus

Líder de todos os deuses habitantes do Olimpo, ele mostra sua força através de relâmpagos e ciclones. Filho de Cronos e Réia, Zeus teve diversas esposas e casos com deusas e humanas, além de diversos filhos, entre eles os mortais Afrodite, Apolo, Hermes, Atena, entre outros, e os semideuses e mortais Hércules, Perseu, Dioniso, entre outros.

Hera

Conhecida como rainha do Olimpo, foi a terceira esposa de Zeus. A relação dos dois simboliza a estabilidade e a união. Vingativa, a deusa do matrimônio e do parto era conhecida por lançar maldições sobre as amantes de Zeus.

Poseidon

Furioso, o deus grego dos mares é conhecido na mitologia pelo seu tridente. Irmão mais velho de Zeus, é o causador de grandes tempestades e maremotos.

Atena

Carregando o nome da cidade, a deusa da saúde é guerreira e conhecida pela proteção em guerras. Carregando sempre uma coruja, também é símbolo de sabedoria.

Ares

Deus da guerra, Ares é filho de Zeus e Hera. Conhecido pelas batalhas com humanos, matava seus adversários com gritos de guerra.

Apolo

Representado pelo Sol, o deus da luz e da medicina é também filho de Zeus. Conhecido por uma juventude vingativa, quando adulto, tornou-se calmo e dedicou seus poderes a curar feridos.

Hefesto

Famoso artesão, foi abandonado pelos pais Zeus e Hera logo no nascimento. Jogado ao mar por ser feio e doente, tornou-se o deus grego do fogo e da forja após ser resgatado por ninfas.

Afrodite

A mais bela de todas é conhecida como deusa grega do amor e dos apaixonados. Casada com Hefesto, teve diversos casos com mortais e imortais.

Hermes

Protetor dos viajantes, Hermes é filho de Zeus com a deusa Maia. Conhecido por ser o mensageiro entre o mundo mortal e o Olimpo.

Considerada uma potência em turismo, a cidade berço dos deuses tem forte apelo tratando-se de viagem. Viajar para Atenas exige planejamento e elaboração de um roteiro, já que a cidade conta com diversos locais de lazer e conhecimento, como museus, parques, construções antigas e monumentos. Para visitar o local, é recomendável preparação prévia, como reservas de hotéis, consultas em guias para restaurantes, e, para registrar os momentos, um iPhone é o suficiente, já que o aparelho é prático, compacto e com uma excelente qualidade de imagem.

Garoto que desenhou seu próprio álbum de figurinha ganha presente inesquecível

Artigo anterior

Por que ativistas estão atacando obras de arte com comida?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido