É assim que fazíamos 7 coisas antes da tecnologia

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      23/05/18 às 13h49

A tecnologia avança constantemente e todos os dias temos a invenção de algum novo produto que visa melhorar nossas vidas. Parando para pensar melhor sobre isso, podemos perceber que em pouco tempo, muita coisa muda. Há menos de uma década, por exemplo, não eram todas as pessoas que possuíam um celular de ultima linha.

Além disso, os aplicativos eram limitados e até mesmo a nossa internet móvel era muito menos potente. Muita coisa mudou nesse curto espaço de tempo. Existem diversas conveniências modernas que fazem parte da vida moderna. Coisas simples que mudaram o jeito das pessoas viverem. Alguns exemplos disso são: escovas de dente, papel higiênico, água encanada e energia elétrica.

Houve um tempo que tudo isso não existia e as pessoas tinham que se virar com as coisas que podiam. Era mais difícil realizar as tarefas domésticas e os afazeres no trabalho. Pensando um pouco sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Listamos como as coisas eram feitas antes da tecnologia. Se você tem um amigo que gosta de entender mais sobre a evolução das coisas que temos hoje, compartilhe com ele essa matéria desde já.

1 - Espigas de milho antes do papel higiênico

Antes da invenção do papel higiênico, as pessoas tinham que recorrer a outros modos para ficarem limpas. Quando os colonos vieram para a América do Sul pela primeira vez, não existia produção de papel higiênico. Eles eram obrigados a usar o que tinha para sua higiene. Isso envolvia se limpar utilizando espigas de milho. No entanto, com o passar do tempo, eles passaram a ter acesso a revistas que eram enviadas e então as utilizavam após a leitura para se limpar. Isso durou até 1857, quando o papel higiênico passou a ser produzido em massa. Em 1935, as empresas de papel anunciavam seus produtos como "isentos de lascas".

2 - Acordar antes do despertador

Havia diversas formas de acordar antes da invenção do despertador. As pessoas da cidade eram acordadas com os sinos das igrejas. As pessoas do campo se contentavam com o canto do galo. Mas nem todos seguiam esses dois exemplos e então partiam para um método mais estranho. Os nativos americanos garantiam acordar cedo bebendo o máximo de água que podiam antes de dormir. Assim, a água encheria suas bexigas enquanto dormiam. O tempo de dormir era o que a água levaria para enchê-las, então, eles tinham que acordar ou urinariam na cama.

3 - Saber as horas

Em 1933 foi criada a primeira linha direta de relógios no Reino Unido. Se uma pessoa quisesse saber a hora, bastava ligar para um número de telefone e ouvir alguém dizer a hora. Existia uma pessoa do outro lado da linha que ficava o tempo inteiro olhando para o relógio e informando a hora para quem quisesse. Esses trabalhadores sentiam-se honrados na época, pois acreditavam que era uma profissão de muita responsabilidade. As companhias de telefone faziam testes e mais testes em busca da "garota com voz de ouro".

4 - A forma de dormir

Antes de as casas terem luz 24 horas por dia, as pessoas dormiam de formas diferentes. Segundo uma teoria, os hábitos de sono mudaram completamente quando começaram a iluminar as casas com tochas e lâmpadas. Em vez de dormir de seis a oito horas, as pessoas dormiram cerca de quatro horas de cada vez. Elas acordavam no meio da noite, realizavam alguma tarefa e depois voltavam a dormir. Segundo a história, dormir dessa forma pode ser realmente melhor para nós. Levantar após quatro horas de sono libera o hormônio prolactina, que aumenta o desejo sexual.

5 - Computadores

Antes de inventarem os computadores que temos hoje, existia um modelo, mas sem peças elétricas. No século XVIII, os "computadores" eram pessoas. Eram contratados para resolver os problemas matemáticos de uma empresa. Em alguns casos, equipes inteiras eram contratadas para ficar em um escritório fazendo cálculos matemáticos por longas horas. Eram contas pesadas e que requeriam muito tempo de inteligência. A chegada dos computadores mudou tudo e esse trabalho foi extinto de vez.

6 - Escovas de dentes

Antes de inventarem as escovas, as pessoas precisavam encontrar outra maneira de escovar os dentes. Os chineses usavam pelos de porcos, os sudaneses mastigavam ervas daninhas e os espanhóis enxaguavam suas bocas com suas próprias urinas. No entanto, algumas culturas adotaram métodos diferentes. As pessoas usavam pedaços de tijolos ou cerâmicas para fazer a limpeza. Elas esfregavam esse material nos dentes.

7 - Perfumes

Na Europa Medieval, antes das colônias, as pessoas usavam nosegays, que são algumas flores. O seu cheiro marcante servia como colônias para as pessoas. Na época, tomar banho constantemente não era algo comum. Em partes da Europa, as pessoas banhavam uma única vez por mês. Quase todas as pessoas cheiravam mal por isso, foi aí que começaram a distribuir essas pequenas flores. As pessoas costumavam dar de presentes para outras essas flores.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Via   Listverse  
Imagens BBC
Diogo Quiareli
Diogo Quiareli, 23 anos, Gay, Publicitário, Goiano, Geminiano e Infinito. Uma pessoa extremamente apaixonada pelo universo musical e amante do e-sport. Fiel a memória de RBD e Glee, além de alimentar diariamente a paixão por Katy Perry, Florence and The Machine e 30 Seconds to Mars.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+