É assim que você pode fazer uma fogueira usando um balão de água

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      19/06/17 às 19h11

Sabemos que fogo e água são elementos que não se misturam. A água apaga o fogo, o fogo seca a água, dependendo de suas proporções. Porém, o que você não deve ter aprendido é que usando água você pode fazer um objeto pegar fogo. Quer saber como? Então confira.

Nunca sabemos o que vai ocorrer no futuro, mas pode acontecer de que algum dia ficarmos perdidos em alguma floresta, sem fósforo, isqueiro ou qualquer outro objeto que faça fogo. No entanto, vamos te ensinar a fazer uma fogueira usando apenas um balão de água que pode ser a solução para esse problema.

Primeiro é necessário encher um saco plástico transparente com água e fechá-lo em forma de círculo até ficar parecendo uma lupa. Depois basta deixar o balão com o líquido concentrado ao sol sobre um pedaço de jornal que em poucos segundos o objeto vai começar a fumegar e logo estará em chamas.

Essa técnica também pode ser feita utilizando uma lâmpada caseira ou até mesmo uma garrafa pet cheia de água. Se posicionar algum desses objetos entre pequenas pilhas de palha, papel, gravetos secos ou qualquer coisa que pegue fogo facilmente, direcionando o raio de sol, logo a "fogueira" formada por você vai começar a soltar fumaças.

 Segundo a ciência, isso acontece porque a água forma uma lente convergente, que, ao receber a imagem do Sol, concentrada num único ponto de luz, chamado de foco, essa concentração de energia possibilita queimar uma folha de papel ou outros objetos fáceis de pegar fogo.

Se você quer saber mais detalhes sobre como fazer fogo usando um balão com água, assista a esse vídeo logo abaixo.

O que você achou dessa matéria? Deixe o seu comentário logo abaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+