Curiosidades

É realmente perigoso lavar pratos e tomar banho durante um temporal?

0

Todos sabemos o que é uma tempestade. Mas nem todos sabem como elas são formadas. A formação de uma tempestade começa com uma separação entre nuvens. O fato é que as nuvens mais altas são carregadas com carga positiva e as mais baixas com carga negativa. Isso faz com que na superfície da Terra também tenha carga positiva. E isso cria um campo elétrico entre as nuvens.

Depois disso, começam a aparecer os relâmpagos, que se iniciam quando elétrons nas nuvens passam de uma para outra ou mesmo da nuvem para a superfície terrestre. E é exatamente isso, que faz com que o grande barulho que sempre ouvimos seja feito. Esse barulho é causado pela expansão do aquecimento do ar, gerado pela descarga elétrica. O famoso trovão.

Em todo esse processo é gerado uma descarga elétrica. Porque a eletrização das nuvens busca um lugar, para escoar toda sua eletricidade acumulada, fazendo com que seus danos sejam fatias, dependendo do local atingido.

Tempestade

Tudo isso sempre acontece quando vemos as tempestades caindo, principalmente no verão, depois de longos períodos de seca. Elas podem assustar bastante todas as pessoas e causar vários danos. Para tentar prevenir alguns desses danos, as pessoas geralmente tiram seus eletrodomésticos da tomada.

Além disso, com certeza, alguém mais velho também já te falou para evitar tomar banho quando uma tempestade estiver caindo. Você pode até ter achado que era um conversa sem sentido da sua avó. Mas de acordo com especialistas, tomar esses cuidados não é uma coisa errada. Principalmente se a tempestade estiver com raios e trovões. Até porque sua casa pode ser atingida por um raio bem na hora em que você estiver no banho.

De acordo com especialistas, tomar banho quando está chovendo é perigoso sim. Se um raio cair em um prédio os moradores estão mais protegidos porque a descarga elétrica tende a ser minimizada, até que ela chegue no chão.

Riscos

Mas os tubos metálicos, banheiras, pias de cozinha, torneia e água são condutores de eletricidade. E de acordo com especialistas, é melhor deixar a louça para ser lavada outro dia. Ou qualquer atividade que exija ficar próximo de canos, água ou fios enquanto uma tempestade está caindo.

Em prédios, os metais e encanamentos são melhores condutores de eletricidade do que o corpo humano. E é por esse caminho, que o raio segue até chegar ao chão e se dissipar.

Mesmo reduzindo a resistência da descarga elétrica e minimizar os riscos para os moradores, tomar um banho no momento de uma tempestade é possível que a pessoa acabe virando um condutor de eletricidade.

A conclusão é que tomar um banho, enquanto está chovendo muito, é uma péssima ideia. Mesmo se o chuveiro não for elétrico, os encanamentos também podem ser condutores.

A água pode favorecer a condução dessa corrente elétrica e o corpo humano molhado acaba ficando menos resistente à eletricidade. Mas isso não quer dizer que as pessoas não possam tomar banho nos dias de chuva. Caso não esteja acontecendo uma tempestade, não tem problema tomar um banho rápido.

Vale lembrar que as chances de alguém ser atingido por um raio são bastante pequenas. Os especialistas dizem o número gire por volta de 1 em 775 mil. Mas antes prevenir, do que arriscar.

A guerra mais longa da história durou 335 anos e não teve nenhum tiro

Matéria anterior

6 disfarces mais bizarros da história das guerras

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications