E se um homem fizer um teste de gravidez e der positivo?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      20/07/15 às 19h16

Usuários do Reddit ajudaram um homem a entender seu resultado positivo de um exame de gravidez. O Reddit é um site do tipo de publicações sociais no qual os usuários podem divulgar ligações para conteúdo na Web, tipo um "Yahoo Respostas", só que bem mais alto nível. O por quê do teste positivo não é tão engraçado, e ajudou a salvar a vida do rapaz.

O usuário em questão publicou uma tirinha de memes na qual seu amigo faz teste de gravidez e o resultado sai positivo. A maioria pode achar a tirinha engraçada, mas o resultado positivo em homens pode ser sinal de câncer.

Os testes de gravidez detectam a gonadotrofina coriônica humana (beta-HCG) no sangue ou na urina. O hormônio é produzido durante a formação da placenta, e pode ser encontrado em fluídos corporais após a fertilização. Porém, o HCG também está presente em mulheres que apresentam sintomas da síndrome do ovário policístico, câncer no ovário e câncer no colo do útero. Além disso, o HCG pode ser encontrado em homens com câncer nos testículos.

O usuário alertado decidiu fazer um teste de câncer nos testículos. Depois, o usuário confirmou que seu amigo tinha um pequeno tumor em um de seus testículos. O câncer pode ser tratado facilmente, quando encontrado em sua fase inicial.

Apesar do diagnóstico por teste de gravidez, recomenda-se que todos, homens ou mulheres, façam exames frequentemente para diagnosticar a tratar o câncer. Seja nos testículos ou na próstata, no caso masculino, ou nas mamas, colo do útero e ovários, no caso feminino.

piada-cancer

Câncer Testicular

Geralmente diagnosticado por nódulos dolorosos nos testículos, o câncer testicular tem uma das mais altas taxas de cura dentre todos os tipos de câncer, de 95%. No entanto, nem todos os nódulos encontrados nos testículos são tumores, e nem todos os tumores do testículo são malignos.

É o câncer mais comum entre homens. Geralmente diagnosticado em indivíduos com idades entre 20 e 39 anos, mas pode ser encontrado antes dos 15 (ainda que bem raramente).

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer testicular são: histórico familiar do tumor, lesões e traumas na bolsa escrotal e criptorquia (quando não ocorre a descida dos testículos para a bolsa escrotal do bebê).

Caso diagnosticado, o câncer pode ser tratado com quimioterapia, radioterapia ou medicação. Em casos mais graves, o testículo afetado é removido, o que não afeta o desempenho sexual ou reprodutivo do paciente, já que ele permanece com outro testículo. Caso ocorra a remoção de ambos, a coisa fica mais grave...

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+