• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


É verdade que passar uma lesma acaba com a verruga que estiver no corpo?

POR Magno Oliver    EM Mundo Animal      26/10/15 às 13h45

Atire a primeira elevação nas mãos, braços, pernas, dedos, entre outros lugares do corpo quem nunca passou pela situação de ter uma verruga alojada em alguma parte do corpo. O que você já fez para retirar uma? Mande para gente nos comentários.

E não são só as verrugas as "anomalias" que mais incomodam as pessoas por se alojarem no corpo humano. As espinhas e os cravos são outro fator que muita gente acaba odiando. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já ajudamos você com dicas e soluções para este problema que é clássico e conhecido entre muita gente.

(Clique aqui e veja a matéria) e descubra 5 maneiras para você eliminar de vez as espinhas e os cravos. Cravos, espinhas, verrugas em partes indesejadas do corpo são acontecimentos que mais atingem as pessoas.

E uma "solução" caseira que muitas pessoas costumam usar para dar fim a verrugas em partes do corpo é por meio do uso de lesmas ou caramujos. Será que esse "tratamento" é realmente eficaz?

15

Segundo o médico cancerologista da Universidade de São Paulo, USP, Dr. Drauzio Varella, "Verrugas são tumorações benignas de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando as verrugas. O aspecto, tamanho e forma dessas lesões estão diretamente ligados a um ou vários dos diferentes sorotipos de HPV responsáveis pela infecção.

O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto. Pacientes imunodeprimidos são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV."

verruga

Muitas delas assumem o aspecto esbranquiçado ou mesmo da cor da pele. Já algumas verrugas surgem com suas superfícies endurecidas, rugosas e até mesmo asperas. Algumas são tão estranhas que chegam a se parecer com uma couve-flor.

De acordo com a Dermatologista Márcia Purceli, em entrevista ao programa Bem Estar, da rede Globo de Televisão, As verrugas "são formações grossas e ásperas que aparecem, geralmente, nas mãos e nos pés. São contagiosas e acometem mais as crianças".

Verrugas-por-que-ocorrem-Como-tratar-01

Usar lesmas ou caramujos para tentar remover a verruga do corpo não é um método reconhecido cientificamente e comprovadamente possível, de acordo com a Medicina. Os médicos afirmam que este método não passa de crendice, pois ela surge de um vírus e possui vida útil de 6 meses a 2 ou 3 anos.

Muitas vezes o que acontece é que as pessoas fazem essa "simpatia" e acaba dando certo por coincidência com a morte do vírus e a verruga acaba desaparecendo.

43d9b29e0f6355357887d26d0d1617b6

O tratamento para verrugas mais simples e utilizado por dermatologistas é com o uso de ácido salicílico, pois ele consegue corroer o local da pele onde a verruga está localizada. A substância deteriora toda a área em volta.

O mais indicado é a retirada da verruga por cauterização, segundo avalia a dermatologista Márcia. Métodos caseiros que perfuram ou causam algum tipo de dano à verruga pode fazer com que ela se espalhe e seja contagiosa e isso acontece principalmente quando ela coça ou sangra.

laserterapia

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+