CuriosidadesFatos Nerd

Elementos transfóbicos podem ter sido retirados no relançamento do GTA V

0

Grand Theft Auto, ou GTA, como é mais conhecido, é uma franquia de jogos que começou em 1997 como um jogo para Playstation 1. Os jogos da série se passam em cidades fictícias que são dominadas pelo crime e gangues de rua. O personagem, ou os personagens, como em GTA V, precisam cumprir missões dadas pelo jogo e ascender como grandes criminosos.

A franquia é divida em três grandes Eras. A Era 2D, em que os jogos tinham apenas duas dimensões, conta com Grand Theft Auto e Grand Theft Auto 2 na série principal. Na Era 3D, temos Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto San Andreas. A Era HD tem o Grand Theft Auto IV e Grand Theft Auto V. O último jogo da franquia, de fato, foi um dos maiores sucessos, não só da Rockstar Games, produtora do jogo, mas também no mundo dos jogos.

O GTA V trouxe diversas inovações, uma história incrível e três personagens que são possíveis jogar com eles. Além disso, o jogo permanece relevante por conta de seu modo online. Esse modo multijogador permite que até trinta jogadores possam jogar na mesma cidade, interagindo das mais diversas formas.

Mudança

Twitter

Mesmo sendo um grande sucesso, não quer dizer que não existam coisas que possam ser melhoradas. Até porque, felizmente estamos evoluindo como sociedade e o que era visto como “brincadeira” ou tido como a “norma” hoje em dia já é olhado com outros olhos, nos casos em que isso era na realidade uma ofensa.

Justamente por isso que a Rockstar parece ter editado os elementos transfóbicos presentes no GTA V a tempo do seu relançamento. Dentre essas edições estão diálogos nocivos direcionados a personagens.

Informação

Quem deu essa notícia para o mundo foi Kirsty Cloud, administradora do GTANet, um site da comunidade Grand Theft Auto. Ela usou seu Twitter para informar aos jogadores sobre essas mudanças e ainda confirmou que os diálogos nocivos partindo do protagonista para estes personagens foram removidos.

“Os modelos ainda existem no Modo Diretor no momento, mas suas opções de diálogo foram removidas (presumivelmente, isso significa que as linhas de diálogo do protagonista para esses NPCs sobre o uso de hormônios etc., portanto, também não são usadas agora),” escreveu ela no tweet.

“Também encontrado por JayProspero no Reddit, uma textura/adereço (no arcade?) foi removida em relação a uma figura do Capitão Spacetoy que tinha ‘genitália intercambiável’. Não tenho certeza se há mais alguma coisa ainda, pois os dataminers não conseguem comparar arquivos até que seja lançado no PC”, concluiu ela.

Motivo

GTA

Twitter

Segundo Kirsty, essas mudanças no GTA V podem ter sido feitas depois do apelo do grupo de profissionais LGBTQ+ do mundo dos games Out Making Games. O pedido deles foi feito em 2021. Na época, eles solicitaram à Rockstar, através de uma carta, que eles tirassem os estereótipos transfóbicos e “piadas”.

Além disso, eles também alertaram a companhia produtora do jogo dizendo que GTA V encorajava os jogadores a sentirem repulsa e machucar NPCs trans no game.

“Ao contrário de outros NPCs aleatórios no GTA V, o jogo parece jogar propositalmente com estereótipos extremamente prejudiciais de pessoas trans e de gênero diverso para incentivar os jogadores a sentirem repulsa por eles e até mesmo a gostar de machucá-los e matá-los. Dado o impacto cultural que GTA V tem em todo o mundo, a Rockstar tem uma responsabilidade social com seus jogadores (muitos dos quais podem ser LGBTQIA+), com sua equipe e com o mundo em geral para não promover violência contra pessoas trans e de gênero diverso”, disse a Out Making Games na carta de 2021.

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Twitter,

Em 13 segundos hacker rouba R$900 milhões da rede de criptomoedas

Artigo anterior

A investigação do FBI que encontrou um centro de experimentos em cadáveres

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido