Curiosidades

Em todos os países se diz “sim” e “não” com a cabeça do mesmo jeito?

0

O ser humano não se comunica apenas com palavras. Mesmo as pessoas que não tem limitações de fala e não se comunicam por línguas de sinais acabam usando gestos para dizer algo, mesmo sem querer.

O “sim” e “não” com a cabeça é um exemplo claro. Quando movimentamos a cabeça horizontalmente em determinadas situações estamos concordando, por outro lado, quando movimentamos verticalmente estamos negando. Mas será que essa regra vale em todos os países?

A resposta é não. O professor de psicologia da Universidade de São Paulo, Esdras Vasconcellos, ajuda a entender: “existem fatores culturais, que acabam diferenciando ou invertendo esses movimentos. Desde quando nascemos, aprendemos esses gestos observando nossos pais e outras pessoas”.

Invertendo a história toda

confusa

Em alguns países como, por exemplo, a Bulgária, os gestos de sim e não são o contrário do que estamos acostumados. Assim como faz o personagem Chaves.

Para dizer que não, as pessoas mexem a cabeça para cima e para baixo. Além da Bulgária, também é assim que se diz sim e não em algumas regiões do Japão, Grécia, Itália e também Irã.

Na Turquia o gesto é semelhante, mas ao negar eles também fazem um barulho com a boca.

Outras maneiras

indiana

Os gestos para dizer sim e não em alguns países podem ser ainda mais diferentes. Para dizer que “sim” na Índia,  por exemplo, as pessoas fazem um rápido movimento tombando a cabeça para os lados.

Para fazer isso, eles mantêm os ombros parados e inclinam a cabeça uma vez ou mais para concordar.Já nas Filipinas, as pessoas erguem as sobrancelhas como sinal de acordo.

 

10 fatos inacreditáveis que vão mudar a sua visão sobre os animais

Matéria anterior

Por que existe aquele espacinho entre as cerâmicas?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.