Ciência e Tecnologia

TV com Dual Play viraliza no Tiktok, entenda como funciona

0

Recentemente, vídeos no TikTok mostrando TVs especiais começaram a viralizar. Isso porque são TVs Dual Play. Quem nunca quis assistir sua série enquanto a mãe vê o jornal ou acompanhar o jogo enquanto a namorada assiste um filme? Geralmente, temos que nos contentar com a programação alheia para aproveitar a companhia do outro, mas e se isso não fosse necessário?

As TVs Dual Play surgiram em 2011 como uma alternativa da LG para acabar com a ideia do “split screen”, que é a tela dividida em duas partes, quando diz respeito a videogames. Dessa forma, o recurso usa a mesma tecnologia de televisores 3D. Porém, nesse caso, os óculos especiais permitem que cada jogador veja apenas seu próprio ponto de vista em tela cheia.

Acontece que a TV Dual Play aposentou, mas viralizou no TikTok, deixando usuários curiosos com a tecnologia. O funcionamento da TV Dual Play não é tão complicado quanto parece. Vale lembrar que, em imagens 3D como as que vemos em filmes, cada lente do óculos é capaz de enxergar uma imagem levemente diferente (A e B). Assim, as imagens são gravadas separadamente a uma distância similar à dos olhos humanos, o que confere a sensação de profundidade quando combinadas.

Já a tecnologia do Dual Play possui um par de óculos para duas imagens A e outro que enxerga duas imagens B. Portanto, cada jogador enxerga apenas sua tela. No entanto, o recurso foi desenvolvido apenas para os videogames, logo, não há diferenciação sonora entre os dos jogadores. Seja no som ambiente ou no headset, ambos escutam a mesma coisa.

Dual Play atual

Desse modo, além de uma TV 3D da LG compatível com o Dual Play, o usuário também precisa comprar um console e games compatíveis para poder desfrutar da função. Porém, como se trata de um recurso que já completou uma década, pode ser difícil encontrar tais elementos hoje em dia.

A TV da sua casa está na posição correta?

Olhar digital

Vamos supor que você consiga adquirir uma TV 3D da LG com Dual Play, os games e o console, será que você colocou a TV no lugar certo? Esses dispositivos foram desenvolvidos para terem uma longa vida útil. Logo, se quiser que seu investimento dure, confira as dicas.

Distância da TV

Primeiramente, considere a sua segurança como usuário. A distância da tela para o sofá ou cama é algo muito importante para garantir a sua saúde ocular e evitar qualquer distúrbio causado pela luz do aparelho. Sendo assim, quanto mais próximo você estiver da TV, maiores as chances de desenvolver algum problema.

Para saber a distância correta, consulte o indicado de acordo com o tamanho da TV.

Sol na TV

Muito sol na TV aumenta a temperatura média do aparelho, ultrapassando o indicado pelos fabricantes. Por mais que novas tecnologias tenham otimizado o resfriamento das TVs, ainda é importante que elas fiquem em um ambiente arejado, sem raios solares diretos.

Roteador

A TV ao lado do roteador pode interferir no sinal da rede sem fio, por conta da corrente elétrica harmônica das telas LCD e outros modelos. Isso não só atrapalha a conexão com a internet, como também pode dar problema no televisor.

Calor

O aparelho também não pode estar posicionado perto de algo que emite calor demais, já que as chances de superaquecer a TV são grandes. Então, deixe o videogame, roteador e caixa de som no rack, separados.

Umidade

TVs não podem ficar em lugares úmidos! A falta de ventilação pode gerar mofo não só na parte externa como na parte interna do aparelho eletrônico, estragando peças importantíssimas. Ao longo do tempo, a tela pode até apresentar manchas.

Higienização

É importante colocar sua TV em um local que possa ser higienizado. Isso porque, diferente dos smartphones, as TVs não vêm com proteção IP. Portanto, agentes externos como sujeiras e poeira podem entrar no aparelho e causar um estrago.

Fonte: Techtudo

‘Wandinha’, série da Netflix sobre Família Addams, ganha teaser

Matéria anterior

Conheça Do Kwon, o empresário acusado de afundar mercado de criptomoedas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos