Curiosidades

Entenda a Síndrome de Munchaüsen, o transtorno da personagem de Jade Picon

0

Na novela Travessia, da Rede Globo, Jade Picon dá vida a Chiara, uma jovem mimada que será acometida pela síndrome de Munchaüsen, também conhecida como transtorno factício. 

A síndrome ficou famosa mundialmente por causa de Dee Dee e Gypsy Rose Blanchard. A história das mulheres americanas ganhou grande repercussão na mídia durante os últimos anos, rendendo um documentário e uma série de TV. 

No entanto, no caso dela, o transtorno abordado é a síndrome de Munchaüsen por procuração. Mas vamos por partes.

Síndrome de Munchaüsen “comum”

Foto: Reprodução/ TV História

A síndrome de Munchaüsen “comum” é um transtorno psicológico que faz com que o paciente simule ou force sintomas de problemas de saúde em si mesmo.

Essas pessoas costumam procurar atendimento médico e hospitalar com frequência. Por isso, a condição também é conhecida como “vício hospitalar”, “vício policirúrgico” e “síndrome do paciente profissional”.

Inclusive pode ser comum que os pacientes com síndrome de Munchaüsen insistam na realização de cirurgias que não são necessárias. Esse pode ser considerado um dos aspectos mais preocupantes da doença. Da mesma maneira, o consumo inadequado de medicamentos também precisa de atenção.

Além disso, é importante apontar que ao simular sintomas, o paciente pode acabar trazendo danos reais à própria saúde. Também vale usar de exemplo um artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia que chama a atenção para a hemoptise fictícia. Isso ocorre quando uma pessoa coleta parte do próprio sangue com uma seringa, aspira o líquido para armazená-lo na cavidade oral e o elimina na boca, para simular um sangramento interno.

Necessidade de conseguir atenção e simpatia

Foto: Reprodução/ Youtube/ Splash

De acordo com especialistas, a síndrome de Munchaüsen costuma ser associada à necessidade do paciente de obter atenção e simpatia das pessoas que possuem laços afetivos, e até mesmo da equipe médica.

A condição também pode estar ligada ao prazer em enganar indivíduos considerados importantes e poderosos. 

Além disso, o estresse e o transtorno de personalidade podem ser apontados como condições relacionadas ao transtorno.

Síndrome de Munchaüsen por procuração

Foto: Divulgação/ Aventuras na História

Na síndrome de Munchaüsen por procuração, o transtorno acontece quando a pessoa simula e produz sintomas em outra pessoa. As vítimas costumam ser crianças e idosos que estão sob os cuidados do paciente afetado pelo transtorno.

No caso da história citada acima, Dee Dee Blanchard fez todo mundo acreditar que sua filha Gypsy tinha diversas doenças graves desde a infância. Por causa disso, a menina passou por várias cirurgias, era impedida de comer diversos alimentos e de frequentar a escola.

Além disso, ela foi internada muitas e muitas vezes e se locomovia usando uma cadeira de rodas. Quando descobriu a verdade, Gypsy acabou assassinando a mãe.

Tratamento

Foto: Globo/ Gshow

Quando o paciente imagina, ele tem consciência de que não apresenta enfermidade, mas a simula por meio da injeção de substâncias, por exemplo. No entanto, a motivação não é algo tão claro de entender.

Porém, mesmo que não seja evidente, como citado acima, existe um um ganho emocional em ser cuidado. Ao se apresentar como uma pessoa doente, o indivíduo ganha muita atenção, intervenção e gentilezas. Apesar de não ser planejado, isso pode se tornar recompensador.

Por isso, o tratamento para a síndrome de Munchaüsen é realizado principalmente por meio de psicoterapia. A meta é encontrar as motivações e encerrar a cadeia de recompensa que ocorre no inconsciente do paciente.

De acordo com matéria do Veja, Jade Picon enfrenta diversos desafios para viver Chiara. Como lidar com pacientes com a síndrome de Munchaüsen é sempre difícil, não apresentar saída simples para o problema da personagem será o maior obstáculo na trama da jovem atriz.

 

Fonte: Veja, Revista Galileu

Como os mamutes desapareceram?

Artigo anterior

Com quem vai ficar as joias e roupas da Rainha Elizabeth II?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido