• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Entenda o que acontece quando você fuma apenas 30 minutos de narguilé

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      31/08/18 às 18h46

O hábito de fumar narguilé está cada vez mais comum entre os jovens. Para quem não sabe, o narguilé é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado. Estão surgindo muitas discussões sobre os males que o narguilé pode trazer à saúde, inclusive já surgiram ideias de que o cachimbo de água pode ser mais prejudicial do que o cigarro.

Mas será que realmente faz tão mal assim? Bom, ao menos de acordo com um estudo feito recentemente pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, o narguilé traz grandes riscos para a saúde. Os resultados do estudo afirmam que a fumaça que sai do narguilé pode ter um impacto negativo na nossa frequência cardíaca, na pressão arterial e na rigidez arterial. A gente conta mais detalhes sobre esse estudo para vocês.

Consequências de fumar 30 minutos de narguilé

O estudo analisou os efeitos do narguilé em 48 pessoas adultas e saudáveis. As pessoas têm o costume de fumar narguilé e não fazer uso do cigarro tradicional. O resultado apontou que depois de 30 minutos usando o narguilé, a frequência cardíaca dos participantes aumentou em cerca de 16 batimentos por minuto. Além disso, durante esse tempo, os especialistas observaram uma elevação na pressão arterial nas pessoas que fumavam narguilé.

O estudo disse também que esse tipo de "cachimbo" provoca a rigidez arterial em um grau comparável ao dano causado pelo cigarro comum, que é uma das consequências que pode causar o AVC (acidente vascular cerebral).

Médicos alertam

Especialistas dizem que o narguilé é cerca de cem vezes mais potente que um cigarro comum, o que chamou a atenção de governos estaduais e federais do Brasil. Elaine D'Amico, coordenadora de fiscalização da Lei Antifumo da Vigilância Sanitária no estado de São Paulo, diz que nos últimos dois anos houve um crescimento no número de tabacarias que oferecem o uso do narguilé.

Mas as autoridades apontam riscos de saúde enfrentados por usuários pelo alto teor de tabaco consumido, pela possibilidade da transmissão de doenças infectocontagiosas (por causa da piteira) e até em pessoas presentes nas tabacarias (que respiram a fumaça sem nem sequer tragar).

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) dizem que os tabacos usados no narguilé apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. A OMS diz também que consumir apenas uma rodada de cachimbo é o equivalente e fumar 100 cigarros tradicionais.

Mas e você, sabia de todos esses males que o narguilé pode trazer para a nossa saúde? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+