‘Enxame’ de drones vai ajudar a resolver problemão de poluição no Monte Everest

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesagosto 20, 20241K Visualizações

Entre o Tibet e o Nepal, existe o Monte Everest, o mais alto do mundo. Ele tem nada mais, nada menos, do que 8.844 metros de altitude, e pouco mais de 29 mil pés acima do nível do mar. Isso a maior parte das pessoas sabe. Mas o que muitos não sabem é que nele existem toneladas de lixo acumuladas. Por conta disso que drones serão usados para tentar resolver esse problema de poluição no Monte Everest.

Os drones, fabricados pela empresa chinesa Da Jiang Innovations (DJI), que serão usados conseguem carregar mais peso e se locomover mais rápido do que os humanos na montanha.

Um dos modelos usados irá ser o DJI FlyCart 30, que foi testado no Monte Everest em abril e foi capaz de transportar 234 quilos de carga entre acampamentos em apenas uma hora. Para se ter uma noção, se esse trabalho fosse feito por humanos seriam necessárias cerca de seis horas de trabalho e uma equipe de 14 pessoas.

Drones combatendo poluição no Monte Everest

Os drones que serão usados para tentar resolver o problema de poluição no Monte Everest irão voar como se fossem um enxame de abelhas enquanto estiverem trabalhando na montanha. Eles irão voar até o Acampamento I, que fica a 5.943 metros de altura, levando cordas e escadas para a preparação das rotas e para pegar o lixo. Depois disso, eles levarão o lixo até o acampamento base do Everest, a 5.364 metros de altura.

Embora essa iniciativa seja uma coisa positiva, os legisladores dos EUA estão fazendo pressão para que os drones chineses sejam proibidos de trabalhar. Isso é um exemplo da relação em deterioração entre China e EUA. “No entanto, oficiais e montanhistas nepaleses veem o drone como um veículo que salva vidas”, pontuou a reportagem do jornal Kathmandu Post.

O objetivo dessa iniciativa é que as pessoas que recolhem o lixo da montanha atualmente sejam quem operem os drones, depois de passarem por um treinamento. “Sim, há preocupações de que as máquinas possam cortar empregos. Mas nosso único propósito é reduzir as mortes potenciais na Cascata de Gelo de Khumbu, a zona de perigo”, disse Jagat Bhusal, oficial administrativo da municipalidade do Everest.

Fonte: Olhar digital

Imagens: YouTube

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...