Esqueça o que você aprendeu, o primeiro astronauta foi ao espaço no século XVI e era chinês

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      02/09/14 às 00h44

Pra muita gente, o americano Buzz Aldrin foi o primeiro a ir para o espaço. Mas quem entende de viagens espaciais dá um sorrisinho e diz: "é claro que não, foi o russo Yuri Gagarín", certo? Então, pedimos desculpas por corrigir vocês, que gostam de corrigir os outros, mas estão errados  também.

Na verdade, o nome do primeiro homem a sair da órbita terrestre é Wan Hu (ou Hoo), um funcionário da corte imperial chinesa que era aficcionado pelo espaço. A ideia dele foi parecida com as do coiote e seus produtos ACME: observando a capacidade de movimentação de foguetes, decidiu fazer a espaçonave mais tosca já projetada usando fogos de artifício.

06

Basicamente, depois de muito cálculo e estudos, o protótipo final de Hu era uma plataforma de madeira com uma cadeira e duas pipas enormes, pra tentar vencer a resistência do ar. O impulso era dado por 47 foguetes posicionados abaixo da cadeira.

E se você acha que a história termina por aqui e tudo não passou de uma tentativa, não se engane: Hu saiu da órbita e foi para o espaço. O problema é que ele nunca mais foi visto depois disso, e, se não fosse por nossa matéria, você jamais teria ouvido falar dele, e nem saberia que essa cratera da foto abaixo, na Lua, recebeu o nome do astronauta como homenagem.

Wan-Hoo_satellite_craters_map

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+