Inovação

Essa caneca dá o sabor que você quiser a água

0

Imagine você compartilhando sabores de refresco pela internet. Ou até mesmo conseguindo tomar água com o sabor que deseja. Seria incrível, né? Pois é isso que pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura estão planejando para um futuro bem próximo. Eles desenvolveram uma caneca formada por eletrodos que  conseguem captar o sabor da bebida e reproduzir em outro eletrodo instalado na borda de um copo que só contém água.

“Nossa motivação é o fato de que hoje as interações digitais não permitem o compartilhamento de comida e bebida, algo tão comum em nosso cotidiano”, contou o coordenador da equipe de pesquisadores, Nimesha Ranasinghe.

O objeto já foi apresentando em uma conferência no Japão, e a ideia é fazer com que, no futuro, a experiência se torne ainda mais surpreendente. Isso porque o plano dos criadores é fazer com que seja possível compartilhar o gosto exato de drinques, ao invés de fazer isso apenas com fotos. Além disso, quem experimentar a tecnologia vai sentir gosto de açúcar, porém, as bebidas não serão açucaradas.

Com a tecnologia, os pesquisadores esperam ainda que as pessoas consiga fazer dietas mais facilmente, sem abrir mão de qualquer bebida. “Ao tomar uma limonada virtual, a pessoa tem a mesma experiência, mas consome nenhuma caloria”, disse Nimesha.

A novidade também consegue simular sensações de salgado e doce, ou seja, as pessoas poderão ingerir vários sabores de comida sem calorias.

Criação

Os criadores explicaram que para conseguirem criar tal tecnologia utilizam um sensor RGB e pH, que são capazes de captar o tom e acidez exata de uma limonada recém espremida. Com os dados, um recipiente emula os dois fatores.

Isso faz com que pequenos impulsos elétricos provocados por eletrodos ao redor da borda do copo estimulem as papilas gustativas da pessoa através de pequenos impulsos elétricos, enquanto isso luzes de LED instaladas no fundo reproduzem a cor da limonada original. As bebidas virtuais podem ser vistas em três cores: amarelada, esverdeada e branco fosco.

Testes

Treze pessoas fizeram o teste da nova tecnologia. Elas experimentaram a limonada sem saber qual era virtual ou real e afirmaram que as versões reais eram mais ácidas que as virtuais. Essas pessoas mantiveram a língua sobre a borda da caneca para conseguirem descrever melhor o real gosto da bebida. A voluntária e estudante Wang Pan aprovou a experiência. “É bastante adocicado, mas um pouco menos azedo que a limonada real”, disse.

Agora o objetivo dos criadores é conseguir criar um aroma mais autêntico. “Nós estamos trabalhando em um coquetel virtual completo, com cheiro, gosto e aparência. Queremos criar qualquer tipo de bebida”, contou Nimesha Ranasinghe.

E aí, o que você achou dessa novidade? Deixe abaixo o seu comentário. Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

5 Pokémon que são mais perigosos do que você pensa

Matéria anterior

Veja como está o elenco de Todo Mundo Odeia o Chris nos dias de hoje

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos