Curiosidades

Essa é uma fazenda que pode ser transportada de bicicleta

0

O quanto uma cidade é capaz de crescer? Sempre associamos a construção e grandes casas, prédios e comércios como sinônimo de crescimento, e por mais que a cidade seja pequena, parece que sempre há espaço para coisas do tipo. Por outro lado, é difícil que alguém possa reconhecer que deixar um espacinho para a agricultura e o hábito de criar plantas, também pode ser algo bacana.

Mas o que você acharia de uma fazenda que pudesse ser transportada por uma simples bicicleta? Bom, talvez essa seja uma ideia mirabolante, mas a questão é que em Pequim, a capital da China, uma empresa conseguiu fazer algo muito próximo. O Escritório de Design Industrial Popular (PIDO) desenvolveu uma ideia que vem conquistando o coração de muitos habitantes da cidade.

Bike Share Farm – Este é o nome da criação. Poderíamos traduzir em algo parecido com “fazenda compartilhada por bicicleta”, e nada mais é do que uma espécie de jardim comunitário que qualquer pessoa pode simplesmente, levar para onde quiser e compartilhar com vizinhos, amigos e mesmo desconhecidos. A ideia foi desenvolvida durante um congresso que durou cerca de 72 horas em Seul, na Coreia do Sul. A intenção era discutir sobre a falta de espaço enfrentada por muitas cidades importantes, principalmente no que tange a agricultura.

A criação da fazenda hidropônica (técnica de cultivo de plantas sem a necessidade do solo) se fez sobre uma estrutura de aço em formato triangular, que é suportada por duas bicicletas. Os tubos passam pela base de metal , com alguns furos para que as plantas possam se encaixar da melhor forma. Ainda há um grupo de painéis solares fixado na estrutura, com a função de alimentar uma bomba responsável por fazer água fluir por todo o sistema.

A estrutura possibilita que as bicicletas possam ser trocadas de maneira muito fácil, fazendo com que um novo ciclista possa ser responsável pela pequena fazenda ambulante em cada parada. Tudo foi projetado como uma forma criativa e inspiradora de motivar a comunidade a participar firmemente da agricultura, oferecendo a oportunidade de participação a qualquer um que se interesse.

O co-fundador do projeto, James Shen, afirma que a ideia realmente serviu como inspiração pra muitas cidades, que já aderiram à  novidade, mas poucas pessoas tem acesso. Ainda de acordo com Shen, o modelo da Bike Share Farm permite que a estrutura seja bastante leve, podendo ser transportada por duas pessoas em uma bicicleta sem a menor dificuldade, sendo muito fácil de controlar e dirigir.

 

Este é um processo completamente sustentável e permite que se espalhe por toda a cidade e inclusive, possa ser levado para outros locais que também sofrem com a falta de espaço para desenvolver sua própria produção. Atualmente o escritório trabalha para adaptar o design da estrutura para ser suportado por um número maior de veículos, fazendo com que mais pessoas possam se envolver no processo de uma só vez.

Imagine o quanto seria incrível levar uma “fazenda” móvel com frutas e verduras fresquinhas para lugares que são completamente desertos e que seus habitantes possam passar por certas dificuldades, ou mesmo para locais que não possuem a prática da agricultura… É uma prática que pode facilitar a vida de muita gente!

E então pessoal, o que acharam da ideia? Compartilhem suas opiniões com a gente pelos comentários!

12 performances mais emocionantes de Glee

Matéria anterior

Esta prova do 8º ano de 1912 é muito mais difícil do que você poderia imaginar

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.