Entretenimento

Essas são algumas mulheres que ficavam escondidas em (todos) filmes e você nunca viu

0

Mesmo que você já tenha ido centenas de vezes ao cinema, provavelmente não é uma das poucas que já viu imagens das garotas China, mesmo que elas estivessem presentes em praticamente todos os filmes que viu. No início de cada rolo, era comum que houvesse alguns frames mostrando a imagem de uma mulher que costumava apenas encarar a câmera.

Apesar da presença garantida que elas tinham, se o público visse uma das mulheres, algum erro estava acontecendo. Isso porque os frames não foram feitos para o público. As garotas China serviam para ajudar técnicos de laboratório que processavam o filme.

Por muitos anos, os laboratórios produziram imagens singulares de garotas China, o que quer dizer que algumas centenas de mulheres foram filmadas e inseridas nos rolos. Assim que os filmes fizeram a transição de formatos analógicos para digitais, porém, as garotas começaram a desaparecer.

Laboratórios de filmes começaram a criar as imagens ainda na era dos filmes em preto e branco. Acredita-se que o termo “garota China” tenha sido criado na mesma época, mas ninguém consegue precisar o que ele quer dizer. Uma explicação popular no meio diz que seria uma comparação da qualidade da pele das modelos com a porcelana chinesa, enquanto outra cita as estampas florais que as primeiras garotas utilizavam.

Também existe pouca informação sobre quem eram essas mulheres. Provavelmente algumas eram modelos ou jovens atrizes, ou ainda mulheres que trabalhavam nos laboratórios ou conheciam funcionários que estavam ali. “Várias delas estão produzidas e preparadas, mas algumas parece ter saído de um corredor ao lado”, explica Rebecca Lyon, projetista que cheia o Projeto Leader Lady (Dama Líder, em tradução livre do inglês) da Chicago Film Society.

Em 2011, a Chicago Film Society começou a coletar imagens de garotas China e postá-las na internet. A maioria delas foi encontrada por funcionários de arquivos ou projetistas ainda em atividade. Alguns deles podiam retirar as imagens das garotas depois que os filmes já haviam sido utilizados e as garotas tinham servido às suas funções, o que permitia algumas coleções privadas. Hoje em dia, o registro é ainda mais fácil com a utilização de câmeras em smartphones.

A maioria das fotos segue algumas regras não escritas. Mostram as mulheres dos ombros para cima, cobertos ou não. Elas quase sempre incluem blocos de tons de cinza ou várias cores, recurso que era utilizado para a calibração de cores de um filme. Além disso, geralmente, as mulheres apresentam um olhar para o lado. O projeto já coletou e divulgou cerca de 200 imagens de garotas China, inclusive alguns exemplares raros que incluem manequins, pessoas negras e até mesmo homens.

Não há muitos documentos oficiais sobre a prática, ainda que ela seja popular. Quando a professora assistente de cultura e mídia da New School, em Nova York, Genevieve Yue começou a pesquisar as garotas, descobriu que precisava buscar por termos relacionados à prática, como densitômetro (uma parte do processo do controle de qualidade). Poucos pesquisadores de cinema conheciam o termo garota China e ela precisou entrevistar técnicos de laboratório para entender um pouco mais sobre as imagens.

“É estranho estranhar em laboratórios, onde as garotas China estão por todos os lados”, conta Genevieve. Como os laboratórios precisam de muitas cópias das imagens para calibrar os seus equipamentos, é comum que cada espaço seja coberto com os rostos das mesmas mulheres.

Às vezes, algumas imagens foram utilizadas repetidamente por anos. Em um laboratório visitado por volta de 2010, a fotografia utilizada havia sido filmada nos anos 90 – e a mulher que aparecia na imagem ainda trabalhava no local. “Elas são uma parte natural da cultura do laboratório”, explicou.

No início dos anos 80, porém, se tornou menos comum a criação das garotas China exclusivas de cada laboratório. Em 1982, John P. Pytlak, da Kodak, desenvolveu uma imagem padronizada conhecida como garota LAD, em que LAD é uma sigla para Laboratory Aim Density.

Hoje, ainda existem imagens que não são aparesentadas para o público, mas não repetem o mesmo estilo das garotas China. A Kodak, por exemplo, possui um padrão de imagem digital utilizado em seus softwares para a calibração dos filmes.

O que achou desse mistério por trás dos rolos de filmes? Não se esqueça de compartilhar com aquele amigo fanático por cinema que vai adorar saber esse segredo de bastidores.

7 episódios mais memoráveis de Liga da Justiça Sem Limites

Artigo anterior

5 personagens que podem aparecer em Guardiões da Galáxia vol. 3

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido