CuriosidadesHistória

Esse é o mar mais estranho (e inacreditável) que você vai ver na vida

0

Você já tinha ouvido falar no Grande Mar de Areia? Bom, isso realmente existe e é o deserto de Namíbia. Suas dunas vermelhas se estendem por centenas de quilômetros á costa. (É considerado o único deserto costeiro do mundo). Por incrível que pares, as dunas não movem a sua base já que as raízes das plantas permitem sua fixação e a areia apenas ondula no topo, devido á mudança de direção do vento. Apesar de se tratar de um deserto, a flora é ponto de destaque com a presença, única no mundo (estende-se ao deserto na Namíbia), na sua envolvente, da welwitschia mirabilis, uma planta endémica.

Existem dois sistema de dunas, um antigo e um jovem. O deserto de Namib também é muito conhecido por ser considerado o mais antigo do mundo, que se acredita ter se formando pela erosão de materiais a milhares de quilômetros de distância. Embora seja incrivelmente árido, com os nevoeiro como uma a principal fonte de água. Mesmo enfrentando essas dificuldades ele ainda possui uma grande variedade de vida selvagem, incluindo répteis e invertebrados.

Uma floresta congelada no tempo, é assim que muitas pessoas consideram Deadvlei, um local específico de Namíbia que é totalmente povoada por árvores de mais de 900 anos de idade, mortas pela seca, mais ainda de pé, totalmente petrificadas. O motivo delas ainda estarem lá, se deve a um estranho fenômeno. A verdade é que a seca na região é tão intensa que não é possível que a as árvores se decompor, e por isso elas ainda continuam lá, inteiras.

O nome Deadvlei tem como significado: pântano morto e se refere á uma época que a área era uma lugar fértil, banhado pelo rio Tsauchab. Uma mudança de clima secou a área, as dunas cresceram e bloquearam a passagem do rio. Com seus esqueletos de árvores esparsos pelo solo branco, a região é conhecida por parecer um território de outro planeta.

E ai, o que acharam da matéria? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

5 pontos mais criticados da adaptação americana de Death Note

Matéria anterior

Entenda porque o filho do meio é sempre mais problemático, segundo a ciência

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar