Normalmente, as pessoas usam mar e oceano como se fossem sinônimos. Contudo, o que a maioria não sabe é que esses dois termos não querem dizer a mesma coisa e tem diferenças bem significativas com relação à extensão, profundidade, localização e características físicas e biológicas.
O primeiro ponto a ser dito é que os oceanos são massas de água salgada imensas que cobrem a maior parte da superfície do planeta. Eles são contínuos e conectados entre si, por conta disso formam um corpo de água grande e único, sendo muitas vezes chamado de oceano mundial. Na Terra, os principais oceanos são o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Ártico e o Antártico.
Contudo, não é toda água salgada que pode ser chamada de oceano. No caso dos mares, eles são menores e normalmente estão localizados nas margens dos continentes. Além disso, eles são parcial ou completamente delimitados por massas de terra, como por exemplo, ilhas ou continentes.
Olhar digital
Por conta disso, os mares são mais isolados e, em alguma ponto, menos profundos. Como por exemplo, o Mar Mediterrâneo, que é cercado pela Europa, África e Ásia e se conecta ao Oceano Atlântico pelo Estreito de Gibraltar. Outro exemplo é o Mar Vermelho que é limitado pela África e pela Península Arábica e se ligando com o Oceano Índico por um canal estreito.
Esses pontos fazem que com que o mar e o oceano tenham diferenças não somente no tamanho e na localização, mas também na salinidade, temperatura, circulação das águas e vida marinha.
No caso dos oceanos, como eles são profundos e gigantes eles tem uma variedade bem grande de espécies, ecossistemas e nichos ecológicos. Enquanto os mares tem uma extensão menor e podem criar ecossistemas relativamente mais isolados e, em determinados casos, que tenham condições únicas.
Por conta disso, fatores como a poluição, a pesca excessiva e as alterações climáticas tem a possibilidade de afetar mais intensamente as espécies marinhas de um mar do que as de um oceano justamente por conta do espaço menor e a capacidade de diluição e renovação das águas.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital