O mar encanta as pessoas pela sua beleza e os mistérios que esconde. Além disso, sua cor, variando entre azul e verde, é um espetáculo a parte. No entanto, mesmo que ela chame atenção, são poucas as pessoas que sabem o motivo de o mar ser azul. Qual será? Muitos lembram (de ouvir) que sua cor t porque ele reflete o azul do céu, mas isso é, realmente, verdade?
A resposta é não! O mar não é azul por refletir a cor do céu, mas sim porque a água atua como um filtro seletivo da luz solar. Então, as cores que tem um comprimento de onda maior, como no caso do vermelho, laranja e amarelo, são absorvidas de forma rápida nas camadas superficiais. Como a luz azul tem um comprimento de onda mais curto, ela é capaz de penetrar mais fundo e se espalhar de maneira mais eficiente para ser refletida de volta aos olhos humanos.
Pixabay
Outro fator que influencia na cor do mar é a profundidade. Por exemplo:
Mesmo o azul sendo a cor predominante do mar, ele pode ter outros tons dependendo da quantidade de partículas na água. Isso porque, se houver plânctons e algas, a água pode ficar esverdeada. Já sedimentos e areia deixam ela em tons amarelados. A profundidade, e tipos de fundo, produzem cores diferentes, como no caso de fundos arenosos brancos que deixam o azul turquesa mais intenso, já os fundos mais escuros produzem cores mais opacas.
Outro ponto que influencia a cor do mar é a profundidade. Nas maiores que 200 metros, a luz solar não penetra, o que resulta em total escuridão abaixo dos 900 metros.
Um ponto importante de ser ressaltado é que, em quantidades pequenas, a água é transparente e a cor só fica visível em grandes volumes de água, para dispersar a luz. Por conta disso que, ao contrário do mar, piscinas e recipientes pequenos, a água não é azul e sim transparente.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Pixabay