• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse foi o Jogo mais mortal da história do futebol

POR Jesus Galvão    EM Mundo Afora      04/05/18 às 17h34

Há cerca de setenta anos, o Estádio Zenit, em Kiev, na Ucrânia, serviu de cenário para aquele que ficou conhecido como o "Jogo da Morte". Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto acontecia a invasão da União Soviética pelos nazistas, o futebol servia de consolo e distração para a população.

Um time formado por trabalhadores de uma fábrica de pães formavam um famoso time da cidade, o FC Start. Eles enfrentaram em campo militares estrangeiros e acabaram por se tornar um fenômeno por vencer todos os dez jogos que eles disputaram. Em um dos mais famosos o FC Start teria derrotado a equipe do Flakelf por 5 a 3, em 09 de agosto de 1942. Essa foi a segunda partida disputada por eles, e mesmo sob forte ameaça de retaliação, os jogadores não exitaram de cumprir com sua funções em campo.

O Jogo

Os adversários derrotados eram membros da brigada antiaérea da Luftwaffe, força aérea germânica. Segundo alguns historiadores, naquele dia, algumas horas após a partida , todos os jogadores do FC Start foram assassinados por nazistas. Os motivos para as mortes seria por desacato as ordens e, segundo pesquisadores, por eles enxergarem o futebol ucraniano como uma forma de suscitar a ideia de um levante popular contra as tropas nazistas.

O FC acabou por se tornar um grande mito e o Estádio Zenit chegou a ganhar uma estátua de um homem nu que chuta uma bola ao mesmo tempo em que pisa em uma águia, símbolo nazista. A escultura seria um monumento ao nacionalismo ucraniano, ou talvez uma forma de lembrar à resistência soviética. No entanto, a história sobre as mortes após a partida, de fato, não é algo levado a sério pelos pesquisadores e até mesmo teria sido descartada.

Pesquisas apontaram que, embora oito jogadores tenham sido detidos pelos nazistas, somente cinco morreram durante a guerra. Alguns deles mortos em campos de concentração onde foram prisioneiros, e um outro assassinado após um interrogatório. Historiadores tentam ainda compreender a respeito das mortes dos jogadores com o "Jogo da Morte", e se houve influência direta por interesses políticos.

Algumas interpretações creditam a ideia de que o jogo realmente teria motivado os assassinatos, no entanto, há aqueles que acreditem que tudo na verdade não passa de mero acaso. Mesmo após muitos anos, já na década de 80, alguns sobreviventes começaram a contar suas versões do ocorrido, mas os depoimentos não eram conciso, e possivelmente distorcidos por medo de represálias.

É possível que nunca saibamos a verdadeira história por trás do histórico Jogo da Morte e o mais próximo que chegaremos da história real são as informações que jornalistas e historiadores tentam desvendar através de artigos e estudos de comparação dos fatos. Porém tais informações ainda confrontam as armadilhas do viés ideológico.

Próxima Matéria
Via   UOL  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+