• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse homem é o primeiro humano a ter três faces

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      18/04/18 às 17h38

E que tal um homem que já teve três faces em apenas uma vida? Estamos falando de um francês chamado Jérôme Hamon, de 43 anos de idade. O cara se tornou a primeira pessoa a passar por dois transplantes faciais, sendo que o último aconteceu há 3 meses atrás. O motivo de fazer a segunda cirurgia? O fato é que a primeia cirurgia fracassou por causa de uma rejeição cinco anos depois.

Pode parecer estranho, caros amigos, mas isso é uma realidade. Ah, e ele está muito feliz com a aparência que tem hoje. Como o próprio Jérôme Hamon disse, ele aceitou imediatamente o rosto antigo e dessa vez não será diferente. A gente conta melhor a história de Jérôme Hamon para vocês.

O começo de tudo

Mas por que Jérôme resolveu fazer esse transplanta de face? Ele não sofreu nenhu acidente ou algo do tipo, na verdade, ele sofre de neurofibromatose tipo 1. Essa doença genética, também conhecida como von Recklinghausen, causou alguns tumores que acabaram desfigurando o rosto do francês.

O primeiro transplante foi feito ainda em 2010 e foi um verdadeiro sucesso. Porém, 5 anos depois, ele pegou um resfriado simples e foi tratado com um certo antibiótico. O problema é que esse medicamento era incompatível com o tratamento imunossupressor que recebia para evitar rejeição. Logo depois, em 2016, começaram os primeiros sinais de rejeição. Em 2017, exatamente no mês de novembro, o rosto que tinha sido transplantado com sucesso sofreu necrose e infelizmente teve de ser removido.

Um novo começo

Durante o tempo em que ficou 'sem rosto', Jérôme viveu no Hospital George-Pompidou, em Paris. Como era a sua vida? Bom, ele não podia, ver, ouvir ou mesmo falar. Sua situação continuou assim até janeiro deste ano, quando encontraram um doador para realizar o segundo transplante de Jérôme.

Agora, Jérôme precisa tomar todo cuidado do mundo para que não haja outra rejeição. Ele recebeu um tratamento para enfrentar a última cirurgia. Além disso, ele eliminou os anticorpos que desenvolveu contra o transplante e passou por quimioterapia para restaurar o sistema imunológico.

Com sua terceira face ainda imóvel, Jérôme fez declarações positivas sobre sua recuperação. "Se eu não tivesse aceito esse novo rosto, teria sido terrível. É uma questão de identidade... Mas aqui estamos, é bom, sou eu", disse ele em uma entrevista.

Ainda com um tom de humor, ele afirmou que tem 43 anos e o doador tinha 22 anos, consequentemente, ele passa a ter 22 anos. Isso que é vontade de viver.

Mas e você, também ficou admirado com a coragem de Jérôme Hamon? Comente!

Próxima Matéria
Via   Uol     CNN  
Imagens RTL G1
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+