Natureza

Esses são os 5 vulcões mais perigosos da América Latina

0

O mundo é composto por diversos cenários naturais e entre eles, encontram-se os incríveis vulcões. Os vulcões são estruturas geológicas criadas quando alguns compostos, como: magma, gases e partículas chegam à superfície. Eles são os principais culpados pela poluição natural e geralmente apresentam formato cônico e montanhoso. Alguns deles mantêm-se adormecidos enquanto outros oferecem bastante risco de erupção, podendo resultar em um grande desastre natural de conseqüência planetária. Assim como outros eventos naturais, essas erupções são imprevisíveis a longa data e causam danos devastadores. As propriedades próximas aos vulcões tendem a ser desvalorizadas justamente pelo risco dos desastres. Além disso, a presença dessas estruturas prejudica o turismo, interrompe o tráfego aéreo e consomem a renda pública e privada.

Não é preciso ir muito longe para encontrar um, visto que aqui mesmo na América do Sul temos alguns deles. No entanto, existem vulcões por aqui que apresentam grandes riscos e é melhor não chegar muito perto. Pensando nisso, nós da redação da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Buscamos e listamos os 5 vulcões mais perigosos da América Latina. Aproveite desde já para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 – O Vulcão de Colima, México

Esse é considerado o vulcão mais ativo do México. Nos últimos anos, ele expulsou fumaça e material incandescente diversas vezes. Possuindo 3.280 metros de altura, ele está localizado nos limites dos estados de Jalisco e Colima. Sua atividade obrigou algumas comunidades a evacuarem nos anos de 2015 e 2016.

2 – O Popocatépetl, México

Esse é um dos mais altos do mundo. O vulcão mede 5.452 metros de altura e está entre os mais ativos e monitorados do país. Ele é popularmente conhecido como “Popo” ou “Don Goyo” e está localizado entre os estados de Puebla, Estado do México e Morelos. Sua erupção é tão apavorante que poderia afetar cerca de 25 milhões de pessoas.

3 – O Vulcão Turrialba, Costa Rica

O Turrialba ocupa uma área no centro do país, a cerca de 60 quilômetros de San José. Em 2016, mais precisamente em setembro, ele teve a maior erupção das últimas décadas, espalhando nuvens de cinza pelas áreas rurais.

4 – O Vulcão Galeras, Colômbia

O Vulcão Galeras fica situado no departamento de Nariño e é o mais ativo da Colômbia. Ele entrou em erupção em 1993 e esse evento matou um grupo de cientistas e turistas que estavam dentro de sua cratera. Ele manteve suas atividades constantes nos últimos anos.

5 – Nevado del Ruiz, Colômbia

Esse é outro vulcão que está entre os mais ativos da Colômbia. Ele mede 5.364 metros de altura e, em novembro de 1985 foi responsável pela maior tragédia natural do país. Uma erupção matou mais de 25.000 habitantes da população de Armero.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Slender Man – Pesadelo sem Rosto ganha novo e apavorante trailer

Matéria anterior

7 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Sistema Feudal

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications