Esses são os benefícios em ser solteiro, segundo a ciência

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      03/04/18 às 18h16

Já fizemos matérias com as 12 coisas que só acontecem quando você está solteiro e 7 pensamentos paranoicos que só quem está solteiro há anos poderia compreender. Poi bem, mas hoje resolvemos trazer para os nossos leitores alguns benefícios em ser solteiro, segundo a ciência é claro. Não vamos falar de coisas como não dar satisfação e nem ter mais liberdade. Na verdade são estudos realizados que provam que existem sim benefícios em ser solteiro.

Mas e você, está solteiro há muito tempo? Sabe o que a ciência diz sobre isso? Caso a sua resposta seja sim, caro leitor, já pode começar a comemorar. O que a ciência diz sobre estar sozinho é realmente algo empolgante. Para isso, trouxemos os estudos da pesquisadora americana Bella DePaulo, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Já com seus 63 anos de idade, DePaulo é uma solteira convicta. Ela se dedicou a estudar a felicidade das pessoas que não vivem com um parceiro.

Em 2016 ela fez um levantamento de estudos que evidenciam tais vantagens em ser solteiro e nós trouxemos algumas conclusões para vocês.

Os solteiros tem mais autonomia e satisfação

Bella DePaulo argumenta que a 'autonomia, propósito e estar no comando de nossas vidas traz o sentimento de plenitude. Ela diz que "solteiros perseguem o que importa mais para eles, (como) trabalhos mais significativos e mais crescimento pessoal". Ela diz que com mais autossuficiência, tais pessoas tem menos chance de experimentar sentimentos ruins, com negatividade.

Em um de seus estudos, ela concluiu que "ainda que o casamento continue a promover bem-estar para tanto homens quanto mulheres, em alguns casos - como autonomia e crescimento pessoal - os solteiros se saíram melhor do que os casados".

As pessoas solteiras que fora escutadas nos estudos tendiam a concordarem com frases como: "para mim, a vida tem sido um processo contínuo de aprendizado, mudanças e crescimento" e "acho importante ter novas experiências que desafiem como você vê a si mesmo e ao mundo".

Quem disse que os casados são mais saudáveis que os solteiros?

Uma pesquisa de Matthijs Kalmijn, publicada em março de 2017 na revista Social Forces, da Oxford University Press, coletou dados na Suíça ao longo de 16 anos. Tal pesquisa lançou algumas duvidas sobre a teoria de proteção da saúde que beneficiaria pessoas casadas.

Os participantes foram questionados anualmente sobre sua saúde e, por incrível que pareça, não foi encontrado melhoras ao longo da vida dos casados. Kalmijn escrevei que "as evidências sugerem que o casamento tem mais a ver com a saúde mental do que física. Especulamos que o casamento seja mais ligado a uma avaliação positiva da vida da pessoa do que a uma melhora em sua saúde."

Mas vale lembrar que tudo depende de um casamento feliz. Estabilidade econômica e apoio mútuo cultivado entre o casal é importantíssimo. DePaulo diz que os benefícios de ser solteiro não quer dizer que temos que desprezar o casamento, na verdade indica "buscar o estilo de vida que melhor funcione para cada pessoa."

"O que importa não é fazer o que as outras pessoas acham que devemos fazer, mas sim buscar os espaços em que podemos ser o que realmente somos e nos permitir viver o melhor de nossas vidas", afirmou a pesquisadora em uma apresentação para a Associação Americana de Psicologia, em 2016.

Maior conexão com os amigos

E quantas vezes vocês já escutaram que os solteiros não são felizes porque não tem ninguém? Na verdade, os solteiros na maioria das vezes tem mais amigos e se esforçam mais para manter o elo com os parentes, diz DePaulo.

Ela fala isso por causa de um dado vindo de um estudo de 2015 nos EUA. No caso, foi avaliado levantamentos censitários para entender os laços entre parentes, vizinhos e amigos adultos. Em um artigo publicado no Journal of Social and Personal Relationships, pesquisadores afirmaram que "solteiros têm mais tendência a manter contato e receber ajuda de pais, irmãos, vizinhos e amigos do que os casados. Essas diferenças são mais proeminentes para os que nunca se casaram do que os que haviam sido casados."

Mas e você, acha que as pessoas solteiras são mais felizes ou os casados vivem bem melhor? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+