Curiosidades

Este erro simples está atraindo baratas para sua casa

0

Diversas coisas são capazes de despertar o nosso medo e causar um tremendo pânico. As baratas estão na lista dos animais que as pessoas provavelmente não vão querer ver andando na cozinha ou nas paredes do quarto. Além de medonhas, as baratas possuem um mau cheiro e podem ser extremamente nojentas, visto que vivem em esgotos e fossas.

Além disso, elas também podem morar dentro das casas das pessoas. Nesse ponto, muitas pessoas acham que as baratas só invadem ambientes sujos, mas isso não é verdade. Até mesmo casas que são impecáveis de limpas podem ser infestadas por esses insetos, principalmente em lugares mais quentes. E desde que haja uma possível entrada, seja um buraco, uma porta aberta ou simplesmente uma fissura, as baratas podem entrar e se instalar.

Contudo, mesmo que elas possam entrar em praticamente todos os lugares, elas não irão ficar por muito tempo, a não ser que consigam alimento, água e abrigo. Por mais que não deixar alimentos espalhados e não ter vazamentos de água sejam coisas mais simples de serem feitas, existe um fator que pode atrapalhar a saída das baratas de casa: a bagunça.

Em várias casas é possível ver um acúmulo de objetos, sejam roupas no chão do quatro, ou itens variados em cima de uma cômoda. No entanto, assim como a bagunça é uma coisa comum, ela pode ser evitada de forma fácil ou então rapidamente eliminada para que as baratas não façam daquela casa a sua também.

Atração

Socientifica

Assim como os humanos, as baratas precisam de abrigo para sobreviver. E elas não são muito exigentes nesse quesito,o que quer dizer que se elas encontrarem um cômodo na casa que tenha roupas, jornais ou revistas velhas, ou outras coisas espalhadas, elas podem ter várias opções de abrigo. Até porque, cada objeto que crie um espaço embaixo dele já serve como um mini abrigo para elas.

Além disso, uma outra coisa a ser levada em consideração é a umidade. Se embaixo desses objetos tiver umidade, o local pode se transformar em um ambiente super propício para as baratas.

Normalmente, uma barata comum consegue gerar de 30 a 40 ovos em sua vida. Portanto, se o acúmulo de objetos ficar por muito tempo, a pessoa pode descobrir uma verdadeira infestação de baratas quando for organizar a casa.

O melhor a ser feito para prevenir esse risco é não acumular objetos, ou então, organizar a casa de forma regular, pelo menos uma vez por semana. E quanto menos bagunça, menos lugares para as baratas se esconderem e menos chances de elas ficarem por muito tempo dentro da casa.

Como acabar com as baratas?

Socientifica

Todos sabem o quão resistentes são as baratas, o que as fazem imunes a vários repelentes de insetos comuns. Justamente por isso, o que se recomenda é que seja utilizado um pesticida específico para elas, ou então, algumas iscas que combinem alimento e veneno, que em três dias elas estarão mortas.

No entanto, se na casa tiver crianças ou animais de estimação, o veneno pode ser um risco. Felizmente existem alternativas, como por exemplo, cheiros que esses insetos não gostam, ou então até remédios caseiros como bórax , que é um mineral natural. Basta misturá-lo com alguma coisa doce como o mel ou açúcar e deixar a isca para as baratas.

Eliminando

G1

Embora matar as baratas dando chineladas nelas possa não ser a melhor ideia, pesquisadores da Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido, criaram uma máquina que usa laser e inteligência artificial para matá-las. Essa máquina foi criada por Ildar Rakhmatulin e outros cientistas. Ela pode detectar o inseto com uma precisão muito alta a uma distância de até 1,2 metro.

Os cientistas estão preparando essa máquina desde 2021 e em setembro do ano passado o estudo sobre ela foi publicado na revista científica internacional “Oriental Insects”.

Essa criação é equipada com duas câmeras, que enviam sinal para um computador, que então processa a posição onde a barata está. Depois disso feito, a máquina emite um laser que, com o seu calor, consegue matar o inseto.

Os pesquisadores também fizeram teste com o laser em uma baixa intensidade. Com isso, eles descobriram que, nessa configuração, a barata consegue voar e mudar sua direção. E quando eles aumentaram o nível do laser, o inseto foi morto.

“O sistema de laser é um método seletivo e ecológico de controle de pragas. É extremamente promissor”, defendeu Rakhmatulin.

De acordo com o cientista, além das baratas, a máquina que eles criaram também pode ser usada para exterminar outros insetos. Entretanto, para a infelicidade daqueles que odeiam insetos, quando essa máquina for produzida em larga escala, seu uso doméstico não será recomendado.

“O laser usado causará cegueira ou danos graves aos olhos”, concluiu Rakhmatulin.

Fonte: Socientifica, G1

Imagens: Socientifica, G1

O misterioso Triângulo do Alasca, lugar onde 16 mil pessoas já desapareceram

Previous article

Cientistas descobrem um misterioso parente do gigante megalodon

Next article

Comments

Comments are closed.