icone menu logo logo-fatosnerd.png


Estes foram os 10 melhores filmes de super-herói da década

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 12/12/19 às 11h02

capa do post Estes foram os 10 melhores filmes de super-herói da década

Embora a década só acabe oficialmente no final do ano que vem, já encontramos diversas retrospectivas sobre os eventos que marcaram a mesma. Sendo assim, resolvemos aproveitar o momento para apresentar alguns dos destaques do mundo nerd nos últimos dez anos. Anteriormente listamos os melhores animes exibidos no decorrer desses anos. Agora chegou a vez de apontar quais produções de super-herói mais se destacaram. Utilizando a seleção dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos do Rotten Tomatoes como base, apresentamos a seguir os notáveis títulos. Lembrando que o ranking foi organizando segundo o consenso crítico do site.

10 - Capitão América: Guerra Civil (2016)

Além de dividir os Vingadores de forma literal, Capitão América: Guerra Civil foi responsável por inaugurar uma nova onda de filmes na Marvel. Além de ser um sucesso entre o público, o blockbuster também conseguiu agradar as críticas. Inclusive, o grande diferencial da produção está na sua capacidade de apresentar entusiasmantes cenas de ação, típicas dos filmes de super-herói, com um enredo que foge do caricatural e não tem medo de explorar temas instigantes.

9 - Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

No decorrer dos últimos 17 anos pudemos ver o icônico Homem-Aranha ser interpretado por três atores diferentes nos filmes da Sony. Ainda que Tobey Maguire e Andrew Garfield possuam sua cota de fãs, nenhum dos dois fez tanto barulho quanto Tom Holland. O queridinho do público teve um papel de destaque durante o desentendimento entre a Disney e a Sony. Aliás, alguns boatos dizem que o garoto foi fundamental para que ambas companhias alcançassem um consenso. No entanto, isso só foi possível graças à recepção super positiva relacionada ao seu filme de estreia. Em suma, Homem-Aranha: De Volta ao Lar faz tudo o que uma  segunda reinicialização pode e um pouco mais. A narrativa é colorida, divertida e se encaixa perfeitamente no MCU.

8 - Shazam! (2019)

Embora nem chegue a se destacar como a melhor bilheteria da Warner em 2019, Shazam! foi um importante marco para a DC. Enquanto os filmes baseados nos sucessos da editora tendem a ser sombrios e densos, a narrativa de Billy Batson é radiante. Como resultado da direção de David. F. Sandberg, temos uma mistura despretensiosa de diversão, humor e sensibilidade. Ademais, é um filme de super-herói que se atém firmemente ao real poder do gênero: satisfação de desejos felizes.

7 - Os Incríveis 2 (2018)

Apesar de ser uma animação e não contar com a fama dos personagens da Marvel ou DC, a sequência de Os Incríveis é, sem dúvidas, uma das melhores produções do gênero. Através de um roteiro original, a equipe de heróis da Pixar consegue levantar importantes problemáticas sociais sem precisar se restringir a um público específico. Embora possa não ser tão adorado quanto o primeiro filme, essa continuidade carrega sua glória.

6 - Thor: Ragnarok (2017)

Depois de dois filmes super criticados, o Deus do Trovão ganhou uma ressignificação nas mãos de Taika Waititi. Dizem que a terceira vez é a da sorte e, nesse caso, o ditado foi super bem aplicado. Thor: Ragnarok consegue reunir todos os elementos faltantes em seus sucessores e ainda se tornar algo inédito para o MCU. O longa é elogiado por equilibrar emoção, humor e diversão. Ademais, o mesmo também apresenta uma aventura cósmica tão colorida que beira o psicodélico e ressalta as melhores características do Thor sob uma perspectiva inovadora.

5 - Logan (2017)

Hugh Jackman estreou na pele do Wolverine quase duas décadas atrás. Porém, mesmo tendo incorporado o mutante pela última vez há dois anos, o ator continua indissociável do personagem. Inclusive, grande parte dessa adoração se deve ao seu filme de despedida, vulgo Logan. Nessa produção, Jackman aproveita ao máximo seu trabalho final como o herói. Entregando uma performance corajosa, onde a violência do X-Men se torna sutil e compartilha espaço com muita autorreflexão, o astro apresentou, com sucesso, uma versão de Logan jamais vista em seus trabalhos anteriores. Em suma, essa produção desafia totalmente as convenções dos tradicionais filmes de super-herói.

4 - Mulher-Maravilha (2017)

Se Ike Perlmutter, antigo presidente da Marvel, acreditava que super-heroínas não rendiam grandes bilheterias, ele provavelmente mudou de opinião após a recepção de Mulher-Maravilha. Além de arrecadar mais de 800 milhões de dólares e garantir uma sequência, o longa dirigido por Patty Jenkins abriu portas para produções focadas em personagens femininas. Por fim, descrito como "emocionante, sincero e animado", o filme estrelado por Gal Gadot foi um exemplo de representatividade e qualidade cinematográfica. Inclusive, a atriz teve seu desempenho altamente elogiado por retratar Diana Prince de maneira espetacular.

3 - Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018)

Após o sucesso de Homem-Aranha: De Volta ao Lar em 2017, não acreditávamos que dava pra ficar melhor. Pois bem, esse foi um equívoco da nossa parte. Logo no ano seguinte, a Sony lançou Homem-Aranha: No Aranhaverso. Superando todas as expectativas, essa produção foi aclamada publica e criticamente, sendo indicado à vários prêmios e vencendo a maioria deles, inclusive um Oscar de Melhor Animação. Apesar de contar com diversos pontos positivos, o grande êxito de Aranhaverso está na combinação de uma narrativa ousada com elementos visuais impressionantes.

2 - Vingadores: Ultimato (2019)

Senhoras e senhores, eis aqui o maior sucesso da década, literalmente. Afinal, nenhum blockbuster conseguiu arrecadar tanto dinheiro quanto o quarto filme da franquia. É um consenso crítico que Ultimato é impressionante, divertido e emocionalmente impactante. Além de entregar um final satisfatório para a terceira fase do MCU, a conclusão da Saga do Infinito foi um marco para as produções de super-herói.

1 - Pantera Negra (2018)

No final de 2017, o Fandango anunciou que Pantera Negra era o segundo filme mais aguardado de 2018, ficando atrás apenas de Vingadores: Guerra Infinita. Apesar de expectativas altas antecederem o lançamento do longa, o mesmo conseguiu não só atender, como superar todas elas. De acordo com as críticas gerais relacionadas a produção, Pantera Negra foi responsável por elevar o nível de adaptações de super-heróis à outro nível. Ademais, o filme apresenta uma das histórias mais envolventes do MCU e apresenta alguns de seus personagens mais complexos.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest