7 coisas que você precisa saber sobre o Shazam

POR Hanier Maciel    EM Fatos Nerd      19/03/18 às 15h10

Shazam é um dos super-heróis mais antigos e queridos pelos fãs de quadrinhos. O personagem foi originalmente criado pela editora Fawcett Comics em 1939, e mais tarde a DC Comics adquiriu os seus direitos, depois do seu autor ter enfrentado alguns processos por violação de direitos autorais.

Até 2012, o personagem era conhecido como Capitão Marvel, mas com a reformulação de alguns personagens da DC, o herói passou a se chamar Shazam, como é conhecido até hoje. Os poderes dele são advindos de seis personagens mitológicos - Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mércurio. A Fatos Nerd fez uma lista com mais algumas coisas sobre o personagem, confira:

1 - A DC já recusou várias versões do personagem

As histórias em quadrinho são conhecidas por sua grande variedade de arcos e versões de um único personagem. Superman, Batman e Mulher-Maravilha, a principal trindade da editora, já foram retratados de várias formas, em dezenas (ou centenas) de linhas do tempo e universos paralelos. Mas esse não é o caso do Shazam. Até a série Say My Name de Alex Ross, a DC já tinha cancelado inúmeras idéias para um possível reboot do personagem, sem nenhum motivo aparente.

2 - Lex Luthor já foi o Shazam

Durante o arco Fovever Evil, a versão de Lex Luthor da Terra-3 tinha poderes similares aos de Shazam. O personagem, que era o único "herói" daquele universo, foi mantido refém pelo Sindicato do Crime por um tempo, devido as suas grandes capacidades. Quando ele foi liberado, ao invés de evocar seus poderes com a palavra SHAZAM, assim como o herói original, ele gritou MAZAHS, que é o nome ao contrário. Ao fazer isso, Luthor se tornou um maníaco super poderoso, que tinha a capacidade de absorver as energias dos outros.

3 - Ele já teve várias cópias

O Capitão Marvel, quando criado, foi considerado uma cópia descarada do Superman. Mas isso não impediu que o personagem também ganhasse outras cópias. Uma delas foi concebida pelas mãos do escritor Mike Angelo, que criou o Marvelman, com características idênticas às do Capitão Marvel. Mais tarde, a M.F. Enterprises criou outra figura com o nome original, mas na forma de um androide. Todos enfrentaram problemas com direitos autorais.

4 - Sua editora original enfrentou vários processos

Fawcett Comics criou o Capitão Marvel em 1939, mas enfrentou várias disputas judiciais até 1953 para continuar com as histórias do personagem. Foi aberto um processo contra a editora em 1941, dois anos após a criação do personagem. Parte do assunto só foi se resolver em 1948, uma vez que o processo tinha sido arquivado. Enquanto isso, o Capitão Marvel já era o maior sucesso da editora. Em 1951, o primeiro parecer favorável a Fawcett Comics foi publicado, mas a briga judicial só foi acabar mesmo em 1953.

5 - A polêmicas na série de TV

Antes de Zachary Levi ter sido escolhido para estrelar uma adaptação das histórias do Shazam, o personagem já havia ganhado vida por dois atores diferentes entre 1974 a 1976, numa série de TV. Na primeira temporada, Shazam era interpretado por Jackson Bostwick, mas foi substituído por John Davey na sequência. Os produtores alegaram vários problemas com Bostwick, desde indisciplina até a exigência de salário alto.

6 - O Mago Shazam

Mago Shazam era um poderoso feiticeiro que deu a Billy Batson seus poderes para se tornar o Capitão Marvel. O personagem já teve várias origens nos quadrinhos. Em uma delas, ele era um simples pastor em Canaã, antes de ter adquirido seus poderes com a ajuda dos deuses.  Em os Novos 52, foi revelado que o Mago Shazam chamava-se na verdade Mamaragan, e já tinha mais de 9 mil anos.

7 - O Adão Negro não era um personagem relevante nas primeiras histórias

Hoje o Adão Negro é um dos principais vilões dos arcos do Shazam, mas nem sempre foi assim. Em The Marvel Family, de 1945, o Adão Negro foi citado como o antecessor do Capitão Marvel, ganhando poder da mesma forma. Protegido pelos seus poderes, o corpo do personagem já tinha mais de 5 mil anos. Quando o Adão Negro, por um engano, retornou a sua forma original, ele morreu em questão de segundos devido a sua idade mais que avançada. Depois disso ele desapareceu por um bom tempo.

Gostou da lista? Já sabia de tudo? Comente com a gente!

Via   CBR  
Imagens YTB AF IC PTR ODC HH WA CBR
Hanier Maciel
Um jornalista pseudo-cinéfilo com mil filmes preferidos, fã incondicional de Friends e quase sempre de mau humor!

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+