Quando Homem-Aranha foi lançado em 2002, o mundo nerd simplesmente parou. Um filme do Cabeça de Teia nos cinemas, dirigido por Sam Raime, com efeitos especiais incríveis e que tornariam os filmes de super-heróis tão populares.

O tempo passou, a trilogia estrelada por Tobey Meguire acabou, e em 2012 tivemos outro filme do Homem-Aranha, dessa vez com Andrew Garfield como protagonista do filme. O Espetacular Homem-Aranha prometia trazer o herói mais adorado da Marvel de volta para os cinemas, mas isso gerou uma rivalidade que ultrapassa os anos: Quem é melhor como Homem-Aranha, Peter Parker ou Andrew Garfield?

Algumas pessoas nunca chegaram em uma conclusão e se você for uma delas, vai ter uma chance de decidir. No final temos uma enquete os leitores da Fatos Nerd vão decidir de uma vez por todas, quem é o melhor Homem-Aranha/Peter Parker:

Tobey Maguire

Peter Parker: O Peter Parker de Tobey é extremamente nerd e um completo perdedor, como é esperado de um estereótipo de nerd estadunidense. Ele não tem sorte com as garotas, sofre bullying dos valentões do colégio e é extremamente inteligente.

Apesar disso, não tem muito entrosamento com outros personagens, como é o exemplo de Tia May, coisa que muda quando o assunto é Andrew Garfield.

Homem-Aranha: Quando Tobey vira o Aracnídeo, vemos o personagem se transformar. O nerd some e temos uma pessoa que sempre faz piadas e não tem medo de proteger civis e principalmente, quem ele ama.

Origem e Poderes: A origem de Homem-Aranha nesse filme é bem simples e concisa. Peter tem o encontro com a aranha radioativa, ele é picado e depois se transforma. Ele começa a enxergar melhor, músculos brotam do nada e seus reflexos estão melhores do que nunca.

Publicidade
continue a leitura

Além do sentido aranha, de poder andar pelas paredes e tem super agilidade. Ele também ganha o poder de soltar teias pelos pulos e isso pode incomodar muitas pessoas, já que nos quadrinhos, Peter faz o lançador de teia. Outros acreditam que partir para o lado surreal é melhor do que acreditar que um jovem menor de idade, é capaz de fazer essas teias super resistentes e compactas.

Pares românticos: Aqui temos Mary Jane, vivida por Kirsten Dunst. Alguns acreditam que o romance dos dois é extremamente chato, mas devemos lembrar que Peter é apaixonado por Mary e ainda é um estereótipo nerd. Ele fica na zone friend durante muito tempo, até finalmente mostrar o que sente por ela. Também temos Gwen no terceiro filme, mas vamos ignora-la.

Filmes: Tivemos três filmes vivido por Tobey e vamos tomar como parâmetro, a nota deles no IMDB, que é um dos maiores sites de entretenimento do mundo.

O filme de 2002, Homem-Aranha, alcançou a marca de 7,2. O filme de 2005, Homem-Aranha 2, alcançou a marca de 7,3. Por fim, temos o filme de 2007, que alcançou a nota de 6,2. Vamos ignorar o último filme, já que é o pior e a quadrilogia de Andrew Garfiel só ganhou dois filmes. A média é 7,25.

Vilões: Ao todo tivemos 5 grandes vilões. Duende Verde (Willem Dafoe) atormentou o Aracnídeo no primeiro filme. Um excelente vilão que até hoje é lembrado por conta se sua atuação. Depois tivemos Dr. Octopus (Alfred Molina), que também é excelente e representa um real perigo, sempre com cenas de ações incríveis. Durante o terceiro filme, tivemos três vilões, Homem de Areia (Thomas Haden Church), Venon (Topher Grace) e Duende Verde Jr. (James Franco). Muitos vilões fizeram com que o terceiro filme ficasse confuso e sem aproveitar grandes personagens.

Cena de Ação Memorável: A cena do trem onde Homem-Aranha luta contra Dr. Octopus é incrível. Ele ainda precisa parar um trem e essa é a melhor parte.

Andrew Garfield

Publicidade
continue a leitura

Peter Parker: Andrew vive um Peter Parker extremamente diferente de Tobey. Apesar de ainda ser nerd, ele é um nerd descolado, que anda de skate no meio do colégio, faz piadas com todo mundo e não se intimida muito com os valentões. Suas cenas antes de Peter se tornar Homem-Aranha, são ótimas.

Homem-Aranha: Temos uma excelente Homem-Aranha. Se ele já fazia piadas quando é só Peter, quando ele veste o traje, ele vira um comediante invejável. Você vai se divertir muito vendo Andrew com seu uniforme.

Origem e Poderes: Aqui temos uma verdadeira bagunça. Os pais de Peter eram cientistas que escondiam algo super secreto e tudo que aconteceu com Peter e seus poderes, estava “predestinado”. Tudo isso foi armado pensando que haveriam mais 2 filmes na franquia, mas infelizmente não aconteceu.

Agora sobre os seus poderes, temos as mesmas coisas de Tobey, mas ele faz seu próprio lançador de teia a ainda tem fator de cura, se é que me entendem.

Pares românticos: Neste temos Gwen Stacy, vivida pela lindíssima Emma Stone. Peter não tem nenhuma dificuldade com relacionamentos e os dois tem uma química que é invejável por Tobey e Kristen. Infelizmente, ele não conseguiu mantê-la viva.

Publicidade
continue a leitura

Filmes: Esse é um ponto bem complicado. A quadrilogia do Espetacular Homem-Aranha não estava indo muito bem na bilheteria e nas críticas. Quando o estúdio teve uma chance de ter um novo Homem-Aranha em um lugar que seu sucesso já estava garantido, eles não pensaram duas vezes. Tom Holland está vivento o Aracnído no UCM e talvez nunca veremos o final da história protagonizada por Andrew Garfield.

Sem mais delongas, vamos as notas: O Espetacular Homem-Aranha (2012) alcançou 7,0 e O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014) alcançou 6,7. Média: 6,85.

Vilões: Durante o primeiro filme, tivemos um vilão bem interessante, o Lagarto, mas que não estava bem caracterizado. Ótimas cenas de ação, um perigo real e uma resolução que poderia ter saído de um anime de protagonistas loiros. Já no segundo filme, tivemos três vilões e parece que eles repetiram o problema do terceiro filme de Tobey.

Electro (Jamie Foxx), Rhino (Paul Giamatti) e Duende Verde dividiram a tela e no final, tivemos muitos minutos de Electro, pouco de Rhino e Duende Verde. Mais uma vez tivemos ótimos personagens aproveitas de uma maneira péssima.

Cena de Ação Memorável: Essa foi difícil. Os 10 minutos iniciais de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro é incrível, mas a cena da luta com Lagarto no primeiro filme é incrível, e ainda tem participação de Stan Lee.

Você decide

Agora é com vocês, vote no melhor. Tom Holland ainda não entrou na lista mais vai ter sua briga quando seu filme for lançado ainda nesse ano.

Publicado em: 15/02/17 19h02