Ciência e Tecnologia

Estudo afirma que cerveja pode ser melhor que paracetamol na hora da dor de cabeça

0

Para aqueles que não dispensam uma cervejinha gelada, aqui vai uma boa noticia: Ela pode ser mais efetiva na hora de aliviar os sintomas da dor de cabeça do que tomar analgésicos, como o paracetamol. Ao menos foi o que apontou um estudo realizado pela Universidade de Greenwich, no Reino Unido.

No total, cerca de 400 pessoas foram voluntárias e foram analisados 18 estudos para chegar a tal conclusão. No entanto, para se chegar ao nível de analgesia para aliviar as dores, se faz necessária a ingestão de 1 litro da bebida. Mas é importante se lembrar que o abuso de álcool pode trazer consequências sérias para a saúde.

 O estudo

Durante as análises, os pesquisadores chegaram a alguns números bem interessantes. Eles puderam verificar que ao elevar o nível de álcool no sangue para cerca de 0,08%, a intensidade das dores sentidas e o desconforto ocasionado por elas diminui cerca de 25%.

“Encontramos fortes evidências de que o álcool pode ser comparado a opioides que atuam no sistema nervoso para aliviar a dor , como a codeína. Seu efeito é ainda mais poderoso do que o paracetamol “, disse um dos envolvidos no estudo em entrevista ao The Sun, Trevor Thompson.

Para os cientistas, isso pode explicar porque pessoas sofrendo de dores crônicas passam a abusar do álcool, mesmo ignorando as graves consequências a longo e médio prazo. Doenças como pancreatite, doenças cardiovasculares, danos ao figado e até mesmo câncer podem surgir devido ao consumo excessivo dessas substancias.

Como deixam claro os pesquisadores, o consumo moderado e consciente deste tipo de bebida não é o problema. E isso pode estimular a comunidade cientifica a buscar na cerveja, por exemplo, algo que possa gerar um efeito similar em nosso organismo. Contudo, sem os efeitos nocivos advindos do álcool.  “O ideal seria fazer um remédio que não tenha os efeitos negativos do álcool”, afirmou Thompson.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixe nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Facebook e Instagram agora mostram o nível do seu vício em redes sociais

Matéria anterior

É por isso que em fotos antigas sempre existem pessoas com a mão no ombro de outras

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.