História

Estudo indica que homens quase causaram a própria extinção há 7 mil anos

0

O homem é famoso por destruir cada vez mais a natureza e tudo que a compõem. Animais e plantas desaparecem constantemente do mundo. Graças aos estudos envolvendo genética, os cientistas puderam descobrir vários segredos enterrados. As origens dos nossos ancestrais vieram a tona, mas uma coisa chamou mais atenção. Há 7.000 anos, o próprio homem quase conseguiu exterminar toda sua raça.

Há um indicador genético chamado “gargalo do cromossomo neolítico Y”. Esse é um ponto em nossa era da idade da pedra quando nossa diversidade genética sufocou de repente. Isso pelo menos entre os genes transmitidos por homens. Após um período de pelo menos 2 mil anos de declínio, existia apenas um homem era fértil para acasalar com pelo menos 17 mulheres. Esse foi um evento registrado nas linhagens que foram reveladas ao mundo.

Anteriormente, estudiosos acreditavam que isso poderia estar ligado à forma como nossos ancestrais exploraram novas terras. Deram o nome disso de “efeito fundador”. Esse efeito diz respeito aos pequenos grupos de indivíduos que se movem para estabelecer novos assentamentos. Um estudo publicado na revista científica Nature apresentou uma proposta mais brutal. Os homens mataram a maioria dos seus pares.

Estima-se que a Europa, Ásia, África e Oriente Médio tenham sofrido com a carnificina entre 5 e 7 mil anos atrás. Quando um homem repassava o cromossomo Y durante o ato sexual, famílias inteiras podiam ser exterminadas. Na época, a população humana tinha cerca de 20 milhões de pessoas. Estima-se ainda que pelo menos 9,5 milhões de homens morreram no período. A Universidade de Stanford agrega isso a competição entre grupos.

De acordo com os dados de pesquisas, o massacre foi tão intenso que apenas um vigésimo de toda a população masculina sobreviveu. Isso persistiu por gerações e os primeiros sinais de civilização surgiram das cinzas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante pra o nosso crescimento.

A história real do homem que viveu 12 anos com lobos

Artigo anterior

Mulher ilustra como a vida de seu marido mudou depois dos filhos

Próximo artigo