Estudo revela qual é o filho que mais causa problemas para os pais

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      25/05/18 às 16h26

A grande maioria dos irmãos são muito diferentes. Não somente em aspectos físicos, mas de personalidade no geral. É comum lermos por aí que os filhos primogênitos são mais motivados e mais ambiciosos do que irmãos mais novos - que podem ser mais extrovertidos. Isso porque, com os segundo filho os pais tenham sentido menos pressão.

Se verdade ou não, um novo relatório de uma pesquisa realizada por Joseph Doyle, do MIT, e sua equipe de pesquisadores, que incluem cientistas da Universidade de Massachusetts, Chicago, Flórida e Dinamarca, descobriu que o segundo filho é mais propenso a ter problemas na escola, e, no futuro até mesmo com a polícia. Mesmo sobre as mesmas condições de vida e de criação que seu irmão mais velho. Doyle é economista e contou com o apoio de outros colegas de profissão do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica. Organização privada e sem fins lucrativos.

Ordem de Nascimento e os problemas

 

O estudo intitulado "Ordem de Nascimento e Delinquência", foi publicado em julho passado. Os pesquisadores analisaram dados como suspensões escolares e taxas de criminalidade de milhares de pessoas na Dinamarca e na Flórida. A escolha dos locais de estudo foram feitas quase que de modo aleatório. Na verdade, os pesquisadores buscavam apurar se os resultados, mesmo em culturas tão diferentes, se aproximariam de alguma forma.

Se sim, estariam mais do que validadas as, até então, suposições. Em geral, a pesquisa foi focada na observação do comportamento dos meninos. Uma vez que estatisticamente, eles são mais propensos a se meterem em encrencas do que as meninas. Nas famílias com dois ou mais filhos, o segundo filho tem de 20% a 40% mais de chances de problemas do que os filhos mais velhos. Seja na escola ou com a polícia.

O relatório ainda aponta que os motivos para que os irmãos mais velhos sejam menos "problemáticos" são suas referências e o envolvimento com os pais. Os filhos primogênitos, tendem a receber mais atenção dos pais, e isso pode ser um fator decisivo na formação e disciplina de uma criança. "O primogênito tem como referência os adultos. E as crianças nascidas depois têm modelos que são um pouco irracionais: seus irmãos mais velhos de 2, 3 anos", disse Doyle.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+