Curiosidades

Fora da Europa, Flamengo tem o elenco mais valioso

0

Uma análise indicou que o elenco mais valioso fora da Europa é o Flamengo. O time está se consagrando como uma equipe que reúne grandes nomes do futebol atual, e também altos valores de negociação.

Nos últimos anos, o Flamengo tem se reforçado com o objetivo de alcançar o primeiro lugar nas competições que disputa. Para atingir essa meta, o clube tem contratado jogadores de alto nível. Por isso, atualmente, possui o elenco mais valioso do mundo entre os clubes que não pertencem à Europa.

Via Goal

Segundo o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory), o Flamengo detém o elenco mais valioso fora da Europa, avaliado em 264 milhões de euros.

Isso é o equivalente a cerca de R$ 1 bilhão e 478 milhões. Esse valor refere-se aos direitos dos jogadores que estão emprestados ou que o clube possui um percentual. O Rubro-Negro conta com 41 atletas em seu elenco.

O Flamengo conta com uma base que revela bons jogadores todos os anos, além de realizar contratações importantes, mas grande parte do seu valor de mercado é proveniente dos jogadores emprestados.

Muitas vezes, esses atletas não têm espaço no clube e passam por empréstimo para ganhar experiência, o que acaba contribuindo para a soma total.

O Manchester City (ING) lidera a lista com um valor de mercado de 1 bilhão e 460 milhões de euros, o equivalente a R$ 8,178 bilhões.

Além disso, outros sete clubes brasileiros aparecem no Top-100:

  • Palmeiras (196 milhões de euros);
  • Corinthians (166 milhões de euros);
  • Bragantino (154 milhões de euros);
  • Santos (141 milhões de euros);
  • Athletico (135 milhões de euros);
  • Fluminense (128 milhões de euros);
  • Atlético-MG (128 milhões de euros);
  • São Paulo (123 milhões de euros).

Como os times conseguem dinheiro para ter o elenco mais valioso?

Via Coluna do Fla

O elenco mais valioso, e os times em geral, conseguem dinheiro de diversas formas.

Uma das principais fontes de receita são os patrocínios, que permitem que empresas associem suas marcas aos clubes, gerando exposição e visibilidade para ambas as partes. Além disso, a venda de ingressos para jogos é uma importante fonte de renda, especialmente para clubes com uma grande torcida.

Outra fonte de receita relevante são os direitos de transmissão, em que as emissoras de televisão pagam aos clubes pelos direitos de transmissão de jogos e campeonatos. Essa é uma das principais fontes de receita dos times, especialmente os que disputam campeonatos nacionais ou internacionais.

A negociação de jogadores também é uma forma de gerar receita para os clubes, já que os jogadores podem ser vendidos para outros clubes ou para o exterior. Por exemplo, alguns times são conhecidos por sua habilidade em revelar e vender jogadores por valores altos, como o Ajax (Holanda) e o Porto (Portugal).

Outras formas de obter dinheiro incluem merchandising, em que os clubes vendem produtos licenciados com a marca do time, e programas de sócio-torcedor, que oferecem benefícios exclusivos aos torcedores que se associam ao clube.

Cada time pode ter estratégias diferentes para obter recursos e manter as finanças em dia. Afinal, o importante é buscar fontes de renda que sejam sustentáveis e que permitam ao clube investir em infraestrutura, contratações e no desenvolvimento do time.

Por que algumas contratações são tão caras?

Via Torcedores

Para ter o elenco mais valioso do mundo, como o Flamengo, fora da Europa, é necessário ter jogadores caros.

Isso acontece por uma série de fatores, como seu desempenho em campo, que chama atenção dos olheiros e pode trazer potencial para os times nas competições. Idade e nacionalidade também são fatores pertinentes, nesse caso.

Além disso, experiência em competições importantes também conta, especialmente torneios como Copa do Mundo, Liga dos Campeões e campeonatos nacionais de alto nível. Os jogadores tendem a ser mais valorizados pelos clubes nesse caso.

Claro, também existe a demanda no mercado. O interesse de vários clubes em um jogador pode fazer com que seu preço de mercado aumente. Se há mais clubes disputando a contratação de um jogador, seu valor tende a ser inflacionado.

No entanto, esses são apenas alguns dos fatores que podem influenciar no preço de um jogador de futebol para formar o elenco mais valioso.

No fim das contas, o valor de mercado de um jogador é determinado pela oferta e procura, ou seja, pelo interesse dos clubes em contratá-lo e pelo valor que estão dispostos a pagar por ele.

 

Fonte: Coluna do Fla

Imagens: Torcedores, Coluna do Fla, Goal

Supertelescópio James Webb flagra estrela que está virando supernova

Artigo anterior

Navio naufragado em 1894 é encontrado após 120 anos de procura

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido