Entretenimento

Fotógrafo cego surpreende a internet com imagens incríveis que fez na Paralimpíadas

0

No começo de setembro, entre os dias 7 e 18, os Jogos Paralímpicos tomaram conta da cidade do Rio de Janeiro e contaram com a presença de atletas com deficiências de todo mundo. Nessa edição, no entanto, eles não estiveram apenas dentro das competições, mas também fora delas.

Pela primeira vez na história dos jogos, um fotógrafo cego participou da cobertura do evento. Natural de São Paulo, o fotógrafo João Maia, de 41 anos, perdeu a visão aos 28 anos por conta de uma infecção conhecida como uveíte bilateral. Hoje, por causa do problema, só consegue enxergar vultos a uma distância máxima de um metro.

Com o desenvolvimento do problema, João Maia precisou aprender algumas técnicas como a leitura em braile a utilização de uma bengala para conseguir se movimentar. Ao mesmo tempo, no entanto, também desenvolveu o interesse pela fotografia, por onde encontra uma forma de se emprestar. “Eu acredito que a fotografia me dá a oportunidade de contar às pessoas que eu existo, que estou aqui”, declarou.

Durante as Paralimpíadas, João Maia fez parte da equipe de repórteres fotográficos que cobriu as diferentes modalidades que tomaram conta do Rio de Janeiro. De acordo com o fotógrafo, ele consegue tirar as fotografias pois sente o ambiente ao seu redor, mesmo sem depender dos olhos.

Ao invés de uma poderosa câmera, como a maioria dos fotógrafos, João Maia utiliza um smartphone para poder capturar as imagens. Ele utiliza o som como referência para poder tirar as imagens e, por isso, prefere eventos em que a plateia fica em silêncio para trabalhar. Além do som, Maia utiliza a ajuda de duas pessoas com a visão normal, Leonard Eroico e Ricardo Rojas, que lhe informam sobre a aparência e visual dos atletas fotografados.

O trabalho do fotógrafo pode ser conferido na sua conta no Instagram. Mas antes de você ir até lá, já separamos algumas das imagens capturadas por João Maia durante o evento.

1

2

3

4

5

6

7

Gostou das imagens do fotógrafo? Maia já confirmou que quer investir cada vez mais na fotografia para voltar a cobrir os Jogos Paralímpicos no Japão, em 2020.

Descubra como ficar invisível de todas as maneiras possíveis no WhatsApp

Artigo anterior

7 verdades sobre o cigarro que ninguém tem coragem de comentar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido