Entretenimento

Internet fica em choque ao descobrir membro cego de Black Eyed Peas

0

O grupo musical Black Eyed Peas virou um dos assuntos mais discutidos nos últimos dias pela internet mundial, mas não foi por conta da música que eles produzem. O que chamou a atenção é que um dos membros é cego perante a lei.

A capacidade visual do rapper filipino Apl.de.ap, parte do grupo de hip hop Black Eyed Peas, foi o assunto em questão que fez a banda entrar nos temas mais comentados do Twitter na quarta-feira (11).

No entanto, a notícia sobre a cegueira do rapper não é recente. Ela veio à tona em 2011, quando Apl.de.ap revelou à revista People a sua condição, que causa oscilações involuntárias nos olhos, chamada de nistagmo.

“Duvidei de mim por muito tempo, mas agora estou confortável em não usar totalmente a minha visão”, revelou o integrante do Black Eyed Peas.

Dessa forma, o que fez o assunto ser debatido nas redes sociais é que o will.i.am, outro integrante da banda, mencionou a condição do colega há pouco mais de uma semana no podcast People’s Party with Talib Kweli.

“Apl é cego, ele não consegue enxergar. Se eu ficar parado ali, colocar um boné diferente, me posicionar de maneira diferente, ele não vai saber que sou eu. Ele me reconhece por minha voz, minha forma e postura”, explicou will.i.am.

“Ele não pode dirigir, não vê cores. Não consegue ver daqui até a porta, daqui até a câmera“, continuou. “Quando estamos no palco, nós nos certificamos de que ele consiga nos ver. Se você observar o Black Eyed Peas, sou eu, Tab, e Apl está sempre atrás de nós, nos nossos ombros“, completou.

Com isso, internautas revisaram vídeos que mostram a forma pela qual os demais integrantes da banda guiavam o rapper nas apresentações.

“Eu fui fã a adolescência inteira, e não sabia disso”, comentou uma internauta. “Nem imaginava essa”, disse outra.

Nistagmo

Apl.de.ap Black eyed peas

Reprodução

Em entrevista ao The Sun, em 2011, Apl.de.ap deu uma entrevista em que comentou sobre sua condição. “Consigo perceber bem as formas [mas] se não estiver suficientemente perto, mesmo que seja uma coisa grande, não consigo lê-la”.

Sendo assim, o nistagmo, a condição do membro do Black Eyed Peas, é o movimento rápido, involuntário e repetitivos dos olhos, o que resulta, muitas vezes, na redução de clareza e nitidez da visão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), a condição é classificada como congênita ou então adquirida. Vale destacar que existem várias subcategorias.

No caso do nistagmo congênito, o início tende a ser entre semanas e vários meses de idade. Além disso, geralmente, é dividido entre crianças com visão anormal e crianças com visão normal. Assim, na visão anormal, os olhos não conseguem enviar mensagens claras ao cérebro do que estão vendo. Já a visão normal é a mais comum.

Com o nistagmo adquirido, a condição ocorre a partir dos seis meses de idade, podendo estar associado a condições médicas graves. Nesse caso, requer avaliação adicional com exames de imagem e testes laboratoriais a partir de uma coleta de sangue.

Causas

Dessa forma, existem diversas causas, como estrabismo, miopia ou astigmatismo elevado, catarata congênita, albinismo, outros distúrbios do nervo óptico e da retina, uso de medicamentos, síndrome alcóolica fetal, trauma e problemas na orelha interna.

“Todas as crianças e adultos com um quadro novo de nistagmo devem ser avaliados por um oftalmologista e neurologista/clínico para determinar se existe alguma causa subjacente”, alerta o SBOP.

Correção

A SBOP explica que a cirurgia no músculo ocular pode ser indicada em alguns casos de nistagmo. Porém, a cirurgia não elimina completamente a condição.

“O objetivo da cirurgia na maioria dos casos é ajudar a aliviar uma posição anormal da cabeça ou diminuir a amplitude do nistagmo. Às vezes, a cirurgia pode causar melhora da visão, mas não elimina completamente o nistagmo”, diz a entidade.

Sendo assim, é necessário entender a causa do nistagmo para iniciar um tratamento. Por exemplo, se a criança tiver um grau alto de óculos, prescrever o óculos correto é a melhor escolha.

Fonte: R7

 

Mulher perdeu mais de R$ 50 mil depois de conhecer golpista em app

Matéria anterior

Evitando multa, mulher faz festa de ‘descasamento’ após fim do noivado

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos