Mundo Animal

Gato chora enquanto a dona corta cebola e viraliza na internet

Gato chora enquanto a dona corta cebola e viraliza na internet
0

Quem nunca deu uma choradinha cortando cebola que atire a primeira pedra. A reação que a hortaliça tem sobre nossos olhos já é um conhecimento geral. No entanto, um recente vídeo viral da internet mostrou que não somos apenas nós que sofremos com o efeito químico do vegetal. Na verdade, os animais parecem passar pelo mesmo processo, qualquer dúvida é só perguntar para o gato abaixo.

Como podemos ver acima, apesar de estar lutando contra a ardência nos olhos, o gatinho recusa-se a sair de perto da dona. Não sabemos ao certo o que o bichano está esperando e o porquê dele simplesmente não sair de perto da cebola. Como resultado disso, diversas pessoas compartilharam o vídeo e debateram sobre o comportamento do felino.

Enquanto um usuário identificado apenas como Speedy_Cheese disse que o animal dele faz a mesma coisa, outros internautas apresentaram perspectivas variadas. Por exemplo, um comentário sugeriu que o gato é carente e apenas queria estar perto da dona. Em contrapartida, outro sugere que o bichano move-se por interesse, afinal, o que ele quer mesmo são as guloseimas da cozinha e ficar com os olhos marejados é apenas um pequeno preço a se pagar.

Para além desses, um terceiro comentário sugeriu que o gato continuou parado ao lado da dona porque não sabia que a cebola era a responsável pelo incômodo ocular. Logo, não pensou em afastar-se. Pois bem, independente do real motivo, nunca saberemos o que se passa na cabeça do pet. Todavia, é inegável que o vídeo é muito fofo, não é mesmo?

Por que choramos com a hortaliça?

Unsplash

Assim como mencionamos acima, cortar cebola não tem nada a ver com emoção. Segundo pesquisas já realizadas sobre o fenômeno, o alimento conta com um fator lacrimejante que irrita os olhos. Biologicamente falando, esse é um mecanismo de preservação das células do ingrediente responsável por protegê-lo de micróbios e animais.

Enfim, seguindo com a explicação científica: ao romper a estrutura da cebola, liberam-se duas substâncias: enzimas alinases e óxido sulfúrico. Então, quando a dupla dinâmica se une, cria-se um gás poderoso e é ele o responsável pela irritação ocular.

Embora os estudos não tenham definido ao certo o motivo pelo qual o gás ativa as lágrimas, sabemos que algumas variedades de cebola são mais toleráveis que outras. Assim como a genética e os X-Men explicam, isso é causado pela mutação que cada espécie da hortaliça apresenta.

Curiosamente, no Japão, os cientistas já desenvolveram uma cebola que não faz chorar. No entanto, criticaram o sabor por não ser o mesmo. Portanto, moral da história: quem não chora, não saboreia o gostinho acebolado.

Atenção, cebola é tóxica para gatos!

Gato chora enquanto a dona corta cebola e viraliza na internet

Unsplash

Apesar do vídeo viral ter chamado a atenção pela fofura do gato, vale lembrar que os animais são alérgicos a diversos tipos de alimentos consumidos por humanos. Dentre a lista de comidas tóxicas para cães e gatos, cebola, alho-poró e alho devem receber um pouco de atenção.

Tais temperos possuem dissulfetos e sulfóxidos em sua composição. Apesar do nome complicado, essas substâncias são capazes de fazer muito mal ao seu pet, pois são capazes de destruir os glóbulos brancos, também conhecidos como as células de defesa do organismo. Caso isso ocorra, seu animal fica mais vulnerável a doenças.

Dito isso, alimentos salgados, leite e derivados, chocolate, gordura animal, uvas passas, abacate, cafeína e atum também devem ser evitados ou ministrados com cautela. Diante de qualquer dúvida, consulte um veterinário e foque na ração.

E então, o que achou dessa matéria? Já sabia que cebola era tóxica para gatos? Compartilhe sua opinião com a gente.

Fonte: R7, Revista Galileu e Cães e Gatos 24h.

Antes da hora: bebê nasce com dois dentes em Minas Gerais

Matéria anterior

Dieta arriscada: Homem engorda 45kg para mostrar que emagrecer é fácil

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications